As fibras alimentares têm um papel fundamental na saúde do corpo. Componentes vegetais não digeridos pelo organismo ajudam no bom funcionamento do intestino e em vários outros processos. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que o consumo adequado de fibras é importante para a saúde intestinal e cardiovascular, para prevenir algumas doenças crônicas e até para manter a disposição. ”A falta de fibras pode causar inchaço abdominal, pele oleosa, cansaço, prisão de ventre e, inclusive, mau humor”, diz.
Segundo a especialista, a recomendação da ingestão de fibras pode variar de acordo com a faixa etária, mas a média, para um adulto saudável, é de 30 gramas por dia. No entanto, pesquisas indicam que a maioria das pessoas ao redor do mundo consomem menos de 20 gramas. “É importante nos atentarmos para a inclusão das fibras em nossas refeições. Uma alimentação rica em cereais, tubérculos, raízes, frutas, hortaliças e leguminosas, permite atingir facilmente as recomendações diárias do nutriente”, afirma.
A nutricionista explica que existem dois grupos de fibras:
Solúveis: se dissolvem em água e formam um gel como é o caso da aveia, maçã, cenoura e leguminosas. Promovem saciedade e controle do colesterol e da glicemia.
Insolúveis: não se dissolvem e ajudam a “varrer” o intestino. É o caso dos grãos integrais, cascas de frutas e verduras cruas. Aceleram o trânsito intestinal e previnem a constipação.
Thamires explica os benefícios do consumo do nutriente:
Controla os níveis de açúcar no sangue: desacelera a digestão e absorção da glicose, ajudando no controle glicêmico, especialmente em pessoas com diabetes.
Ajuda no controle do colesterol: Algumas fibras, como a solúvel, se ligam ao colesterol e ajudam a eliminá-lo pelas fezes, reduzindo o LDL, conhecido como colesterol ruim.
Promove saciedade: Ajuda a manter a sensação de estômago cheio por mais tempo, o que auxilia na perda ou controle de peso.
Alimenta a flora intestinal (prebiótico natural): Fibras servem de “alimento” para as bactérias boas do intestino, fortalecendo a imunidade e a digestão.
A especialista destaca os alimentos que mais possuem fibras: mamão, kiwi, maçã com casca, vegetais, folhas verdes, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), grãos integrais (aveia, arroz integral, pão integral) e sementes (chia, linhaça), e ensina receitas fáceis de fazer para aumentar a ingestão de fibras nas refeições.
Bolo de banana com ameixa e aveia
4 bananas prata médias
3 ovos
20 ameixas pretas secas
2 xícaras de chá de aveia em flocos
1 colher de sopa de fermento em pó químico
6 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem
Modo de preparo:
Bata as bananas, os ovos, o óleo de coco e a ameixa no liquidificador até ficar homogêneo. Despeje a mistura em um recipiente e junte a aveia e o fermento. Unte uma forma e despeje a massa. Leve para assar por 20 a 25 minutos na temperatura de 180°C ou enfie um palito de madeira na massa e se ele sair seco, está pronto!
Bolinho de grão-de-bico assado
1 xícara de chá de grão-de-bico
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 xícara de chá de aveia em flocos finos (ou farinha de aveia)
1 colher de sopa de linhaça (opcional, para dar liga e fibras)
Cheiro-verde picado a gosto
Sal e pimenta a gosto
Páprica, curry ou cominho (opcional, para dar sabor extra)
Modo de preparo:
Cozinhe o grão-de-bico até ficar macio (ou use o já cozido). Amasse com um garfo ou processe até formar uma massa rústica. Refogue a cebola e o alho no azeite, e junte à massa. Misture a aveia, a linhaça e os temperos. A massa deve ficar firme o suficiente para moldar. Modele em bolinhos com as mãos. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 20 a 25 minutos, virando na metade do tempo. Ou prepare na fritadeira elétrica por 15 minutos.
Pão integral rico em fibras
1 colher de sopa de sal marinho
1 xícara de chá de fibra de trigo fina (farelo)
1/2 xícara de chá de aveia em flocos finos
2 e 1/2 xícaras de chá de farinha integral fina
10g de fermento biológico fresco
4 xícaras de chá de farinha de trigo branca
1/4 de xícara de chá de óleo de soja
1/2 litro de água
Modo de preparo:
Dissolva o fermento em 100ml de água, adicione o óleo e o sal e misture bem. Reserve. Em outro recipiente, coloque a aveia, a farinha integral, a fibra e o restante da água, que deve estar bem gelada. Misture até formar uma massa homogênea. Com uma colher de pau, acrescente aos poucos 3 xícaras da farinha branca. Ao acrescentar a última xícara da farinha branca, manuseie a massa com as mãos até que fique lisa. Acrescente a mistura do fermento, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Leve ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos ou até dourar a massa.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.
A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Com 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.
ASSESSORIA DE IMPRENSA - OBA HORTIFRUTI Proativa Comunicação |