A capital federal sediará, entre os dias 14 e 16 de agosto, o XXVIII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), com uma intensa programação voltada à discussão dos processos de adoção e de políticas públicas nos casos de acolhimento. Realizado pela Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, em parceria com o Grupo Aconchego, o evento traz como tema central "Entrelaços da adoção: A Lei, o Saber e o Afeto na garantia de direitos de crianças e adolescentes", e contará com mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentações culturais e espaços de escuta e troca de experiências.
A quinta-feira (14) marca a abertura oficial do encontro, com credenciamento, Assembleia da ANGAAD e uma palestra inaugural que propõe um olhar integrativo sobre a adoção como um entrelaçamento de afetos, saberes técnicos e marcos legais. O destaque do dia é o workshop exclusivo para coordenadores de grupos de apoio, com inscrições separadas, voltado ao fortalecimento institucional da rede.
Na sexta-feira (15), os debates ganham força com temas centrais como os desafios da parentalidade no século XXI, o papel do sistema de justiça e das Varas da Infância na escuta e no acompanhamento de processos de adoção, e os caminhos para o fortalecimento de vínculos no pós-adoção. Um dos pontos altos será a mesa-redonda “Caminhos para o Vínculo: Preparação e Acompanhamento Pós-Adoção”, fundamental para compreender as dinâmicas que envolvem a construção afetiva com crianças mais velhas, tema central para o Aconchego, que há mais de duas décadas atua na defesa da adoção tardia.
Já no sábado (16), os participantes irão se debruçar sobre assuntos como preconceitos persistentes relacionados à adoção, especialmente de crianças maiores ou com histórico de acolhimento institucional, e o desafio do desligamento de adolescentes dos serviços de acolhimento. A mesa “Adoção com vínculos e transparência: o direito às origens e a adoção com contatos” reforça a importância de modelos mais abertos e honestos, que respeitem as histórias de vida das crianças adotadas. O encerramento contará com a tradicional entrega da bandeira da ANGAAD ao próximo grupo anfitrião do ENAPA.
Entre os nomes confirmados na programação estão Soraya Pereira (psicóloga e referência em processos de escuta em adoção), Jussara Marra (presidente da ANGAAD), Antônio Júnior (vice-presidente), Maria da Penha Oliveira (psicóloga e coordenadora do Grupo Aconchego), Peterson Rodrigues (fundador da ELO – Organização de Apoio à Adoção e Assistência Social de Gravataí-RS) e Lua Barros (psicóloga especialista em parentalidade, com a palestra "Desafios da parentalidade: Ser mãe, ser pai no século XXI"). Também participa do encontro o diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.
A programação completa pode ser acessada pelo site: https://bsb.enapa.org.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA - XXVIII ENAPA
Proativa Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado(a) Visitante
Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.
* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.
¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•