quinta-feira

Catireiro e a Importância de fazer exame PSA no diagnóstico precoce do câncer da próstata

Muitos Tem certo receio de como o exame e feito
há aqueles que não aceitam levar uma dedada.
O repórter Catireiro e mais um que completou 50 anos e terá que fazer o exame de próstata como ele outros homens tem receio do métudo de como e feito o exame de próstata o repórter nesta quinta feira dia 09/01 encontrou vários homens em Águas Lindas na faixa  de 40 a 70 anos  que não tem coragem de fazer o exame do Câncer de próstata , existe dois jeitos de fazer o tal exame , mais existe muitos cabras macho em Águas Lindas que foram ouvidos pelo nossa reportagem que garante que prefere morrer de câncer de próstata do que fazer o tal exame.
A orientação é que o exame seja feito anualmente, a partir dos 40 anos de idade, caso existe predisposição à doença. 
O modo mais seguro de se curar o câncer da próstata é descobrindo-o precocemente, através dos exames preventivos: o exame de sangue (PSA) e o toque retal. Estes exames devem ser realizados ou solicitados por um médico urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar o câncer em fase inicial e ainda curável.
O PSA quer dizer Antígeno Prostático Específico. É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico

 de câncer de próstata. O uso rotineiro deste exame melhorou consideravelmente a condição de diagnosticar o câncer de próstata precocemente, e possivelmente em uma fase mais curável que antes da existência deste exame. Mas, é importante alertar, que o exame de sangue sozinho não é suficiente para o diagnóstico da doença. O toque retal é fundamental para a detecção de alterações na próstata.

O PSA só é encontrado em homens e está presente em todo o tecido de próstata normal. As células de câncer de próstata tendem a formar e se espalhar mais na circulação sanguínea, por esta razão são medidos os níveis de PSA. Mas, é importante levar em conta que nem todos os pacientes com câncer de próstata têm um PSA elevado. Até 20% do câncer de próstata diagnosticados acontecem em homens com valores de PSA considerados normais, por isto que além do exame de sangue é muito importante fazer o toque retal da próstata.
O Instituto Brasileiro de Câncer – INCA, orienta que que o exame de toque retal e PSA sanguíneo, sejam feitos anualmente, a partir dos 45 anos. Os homens com maior predisposição, isto é, com história familiar de câncer de próstata ou os de raça negra, é aconselhável a partir que os procedimentos preventivos sejam feitos a partir dos 40 anos.
SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Nem sempre o homem apresenta sintomas evidentes logo no início da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os principais sintomas do câncer de próstata são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades no ato de urinar e dor ao urinar. Normalmente, o homem percebe uma alteração na micção, com dor ou mesmo queimação ao urinar. Muitas vezes o paciente se queixa de dificuldade, tanto no início como para parar de urinar. O fluxo de urina nem sempre sai completamente, urinando aos poucos. Outras vezes, pode-se queixar de constante dor na região pélvica, nas costas ou mesmo na parte superior da coxa. Outros pacientes podem apresentar dor ao ejacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também