sexta-feira

2ª edição do Desafio do Vale reúne histórias de superação através da corrida


             Destaques do evento foram os relatos emocionantes dos                           participantes que ressaltam os benefícios da corrida

A prática da corrida traz benefícios para a saúde que vão desde a redução do índice glicêmico e da pressão arterial até a perda de gordura. Além disso, assim como as demais atividades físicas, ela libera endorfina, o chamado hormônio do prazer, e isso garante um bem-estar aos praticantes, fazendo com que eles não parem e se sintam cada vez mais motivados a manter o corpo em movimento. 

Talvez seja por isso que o esporte é contagiante. Pelo menos é o que garantem seus praticantes. Cerca de 130 deles estiveram em Valparaíso de Goiás, no domingo, 3 de dezembro, para participar da segunda edição do Desafio do Vale. O evento reuniu participantes de todo o Entorno do Distrito Federal (DF).

A Maria do Socorro Rezende, corredora que ficou em segundo lugar na categoria geral, falou sobre o quanto a corrida lhe acrescentou. 

“A corrida me traz satisfação, ela me traz uma autoestima que eu não tinha. Ela [corrida] conseguiu acabar com minha depressão, meu sofrimento. Então, quando eu corro esqueço de tudo. É algo que eu não sei te explicar", ressaltou.

Maria do Socorro também levou o primeiro lugar da categoria feminina. Aos 47 anos, a diarista coleciona vitórias em diversas corridas, e se orgulha em registrar o Desafio do Vale como a prova que rendeu seu nono troféu no atletismo.

O estudante Gabriel Alencar Costa também encontrou na corrida uma forma de melhorar seus hábitos e manter um estilo de vida saudável.

“Aos meus 13 anos eu estava chegando nos 80 quilos, com 1,70 de altura. Eu estava chegando na fase dois da obesidade, e meus pais tomaram a decisão de me colocar na corrida. A gente iniciou com uma caminhada, e eu sigo até hoje”.

Atualmente com 21 anos de idade, Gabriel conta que emagreceu mais de 30 quilos desde que começou a prática esportiva. Já para o futuro, o jovem revela que pretende continuar correndo, inclusive, no Reserva do Vale. “A experiência de correr aqui é ótima. A forma como a gente tem contato com a natureza, o ambiente, é maravilhoso”, concluiu.

E quem disse que corrida tem idade? A dona Edilsa de Lima Rodrigues, por exemplo, tem 72 anos e esbanjou vitalidade ao participar da modalidade caminhada. Os três quilômetros de percurso renderam à jovem senhora uma menção honrosa, em reconhecimento à trajetória de quem iniciou a atividade física para se tratar da diabetes, e se tornou um exemplo.

Hoje, depois de ganhar 40 corridas e participar de inúmeras outras competições, dona Edilsa se orgulha em dizer que sua saúde melhorou significativamente. “A minha glicose baixou, a pressão também. Eu nem tomo mais remédio para pressão. Isso aqui é muito bom, melhorou muito a disposição para o dia”. Para finalizar, dona Edilsa deixa um recado: “Saia do sofá! Vá correr! Corrida é saúde”.

Percurso

O 2° Desafio do Vale teve duas modalidades: a corrida de cinco quilômetros e a caminhada de três quilômetros. As ruas do Reserva do Vale, cidade criativa que está sendo implantada em meio a um vale verde no município de Valparaíso de Goiás, foram os principais trechos do percurso. 

Santiago Ramirez, de 21 anos, o grande campeão da segunda edição do Desafio do Vale, considerou a beleza do percurso um estímulo extra. afirmou ser “um lugar ótimo” para o desenvolvimento de sua trajetória no atletismo.

“Correr é bom em qualquer lugar, né?! E com a natureza você se prepara bem. Vai ser muito especial para mim, para o primeiro lugar, e para a minha primeira participação”,  considerou o colombiano que mora no Brasil há dois anos.  Maria do Socorro, concordou: “claro, você correr do lado da natureza é muito bom. O percurso é muito bonito”, disse.

Para o educador físico e um dos organizadores do evento, Jardel Mário, praticar esportes em meio a vales e uma grande área verde é muito mais prazeroso, foi por isso que surgiu a ideia de realizar a corrida na cidade criativa Reserva do Vale.

Para os empreendedores do Reserva do Vale, ser ambiente da prática de esportes, tem muito a ver com o propósito do projeto, que é desenvolver um lugar que integra moradia, trabalho, cultura, lazer, tecnologia e conveniências. 

“O nosso compromisso é o desenvolvimento integral das pessoas através de um espaço que contemple suas necessidades por completo”, diz Emerson Vieira, diretor comercial do empreendimento. Durante o evento, foi inaugurado também o espaço de exercícios funcionais do Reserva do Vale, que irá oferecer aulas gratuitas à população três vezes por semana. 

A cidade criativa está sendo desenvolvida em um área de mais de dois milhões de metros quadrados em Valparaíso de Goiás, considerada a cidade mais desenvolvida do Distrito Federal. Inclui condomínios horizontais, ruas de conveniência, quadras de saúde, parques, ciclovias, espaços culturais, entre outros.

Por: Comunicação sem fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também