domingo

Datas de saúde da primeira quinzena de Abril

 


Abril começou com uma data muito importante e que dá cor azul ao mês, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (enviamos sugestões de release à parte). Contudo, nesta primeira quinzena do mês temos outras datas ligadas à saúde que também podem render boas matérias. Domingo (7) é o Dia Mundial da Saúde, já na segunda (8) vem o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Depois temos duas datas que ressaltam profissionais, 11 é o Dia do Infectologista e 12 é o Dia do Obstetra. Também no dia 12 temos o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Abaixo temos alguns dados e enfoques que podem servir de inspiração para reportagens e colocamos os profissionais do centro clínico do Órion Complex à disposição para ser fonte nas entrevistas.



7 de abril - Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. O tema deste ano é “Minha saúde, meu direito” e foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação.

 

8 de abril - Dia Mundial do Combate ao Câncer
Na última década houve uma evolução impressionante tanto no diagnóstico quanto no tratamento de casos oncológicos. Os avanços científicos e tecnológicos imprimiram uma nova perspectiva no combate ao câncer. Identificação precoce de tumores, novos medicamentos, imunoterapia, marcadores moleculares e a cirurgia minimamente invasiva fortaleceram de forma expressiva o arsenal terapêutico contra a doença. Entre os avanços no combate ao câncer, a imunoterapia, tratamento que ajuda o sistema imunológico a atacar as células cancerígenas, desponta como uma alternativa promissora. 


O número de tipos de cânceres tratados no mundo com sucesso por imunoterapia chega a quinze e permanece crescendo, incluindo os de pele, pulmão, rim e bexiga. Um estudo conduzido no Canadá mostrou que o uso do tratamento aumentou anualmente de 2011 (3,3%) a 2019 (39,2%) e foi maior em melanoma (52%). No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem aprovado o uso de medicamentos imunoterápicos para alguns cânceres, como melanoma (2016), pulmão (2017), mama (2019) e, mais recentemente, os do trato biliar (2022). 

 

11 de abril - Dia do Infectologista
O infectologista é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Ele não restringe sua atuação a um órgão ou sistema do corpo humano, trabalha com a complexa interação entre humanos, ambiente e microrganismos, que a qualquer momento pode resultar em catástrofes individuais ou coletivas. Foi um profissional que ganhou destaque com a pandemia da Covid-19, mas segue com a atuação em alta devido ao surto de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e malária. Contudo, o especialista também atua com outras enfermidades como HIV, Influenza, hepatites e muitas outras.

 

12 de abril - Dia do Obstetra
Em 2014, o Brasil era campeão mundial de parto cesáreo 52% dos nascimentos, sendo que, no setor privado, a taxa subia para 88%. Nesses dez anos não se mudou muita coisa. Segundo dados publicados na revista Lancet, em 2022, oriundos da análise de estatísticas do Ministério da Saúde, o Brasil é "vice-campeão" na realização de cesarianas (57,7%) — número bem acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de no máximo 15%. Os valores aumentam ainda mais quando se considera a saúde privada: uma pesquisa da revista acadêmica Social Science & Medicine revelou que de 80% a 90% dos partos nesses locais são realizados por intervenção cirúrgica. 

 

12 de abril - Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
Tremor, lentidão, rigidez nas articulações e perda de memória são sintomas mais comuns do Parkinson, doença neurológica degenerativa, progressiva, que afeta o sistema nervoso central.A principal causa é a morte das células do cérebro responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos. Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein aponta que devido ao envelhecimento da população, é estimado que até 2040 pelo menos 17 milhões de pessoas em todo o mundo terão a doença de Parkinson, tornando-a a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no planeta. Isso destaca a importância de uma análise aprofundada dos custos para a melhoria do sistema de saúde. No Brasil, estima-se que entre 1% e 3% da população seja portadora de Parkinson.

Por: COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também