quinta-feira

Fórum debate avanços e sustentabilidade no acesso a medicamentos biossimilares


 

No mês em que o Brasil celebra o Dia Nacional do Medicamento Biossimilar, instituído pela Lei 15.087/2025, o debate sobre o tema ganha força com a realização do Fórum Biossimilares no Brasil – Avanços Regulatórios e Sustentabilidade no Acesso. De coordenação e curadoria do Instituto Brasileiro de Ação Responsável em parceria com o Governo Federal, Congresso Nacional, Iniciativas Privadas e Terceiro Setor o evento - que acontece no dia 4 de dezembro, no Senado Federal, em Brasília - propõe uma reflexão sobre o papel estratégico dos biossimilares na ampliação do acesso a terapias biológicas, na sustentabilidade do sistema de saúde e no fortalecimento do mercado de biossimilares no país.

Nos últimos anos, o país tem avançado de forma significativa no campo regulatório, especialmente com as atualizações promovidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que modernizaram o processo de registro e criaram um ambiente mais previsível e inovador para o desenvolvimento e a produção desses medicamentos. Para Edilamar Teixeira, diretora da área de Saúde do Ação Responsável, “os biossimilares representam um marco na evolução da biotecnologia e no acesso equitativo a tratamentos de alta complexidade. Pesquisas e debates como este Fórum são essenciais para garantir a segurança, eficácia e sustentabilidade dessas terapias no Brasil”.

Um medicamento biossimilar é uma versão altamente semelhante a um medicamento biológico de referência já aprovado, desenvolvido após o fim da patente do produto original. Assim como o medicamento de referência, o biossimilar é seguro, eficaz e passa por rigorosas avaliações das agências reguladoras. A principal diferença está no processo de produção: como os medicamentos biológicos são feitos a partir de organismos vivos e possuem estruturas muito complexas, não é possível criar uma cópia idêntica, mas sim uma versão equivalente, com pequenas variações que não afetam seu desempenho clínico.

Uma boa analogia é pensar em uma chave original e outra feita por um serralheiro: ambas abrem a mesma porta, embora apresentem pequenas diferenças. Da mesma forma, os biossimilares cumprem a mesma função terapêutica que os biológicos de referência. O avanço e a ampliação desses medicamentos no mercado trazem um importante benefício social - tornar os tratamentos biológicos mais acessíveis e disponíveis para um número cada vez maior de pessoas.

Portanto, o evento se estabelece como um ponto de convergência entre ciência, regulação e políticas públicas, promovendo o diálogo entre governo, indústria, academia e profissionais de saúde. A construção coletiva de conhecimento e confiança sobre os biossimilares é o caminho para fortalecer modelos de acesso sustentável, capazes de equilibrar inovação, qualidade e eficiência econômica no sistema de saúde brasileiro.

De acordo com Clementina Moreira Alves, presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, eventos como esse incentivam o debate e democratizam o acesso ao conhecimento sobre o tema. “O Fórum reafirma o compromisso do Instituto em promover debates qualificados que contribuam para o avanço da saúde pública, o fortalecimento da inovação e a sustentabilidade no país. É um espaço de troca e construção de soluções que impactam diretamente a vida da população”, pontua.

O Fórum Biossimilares no Brasil - Avanços Regulatórios e Sustentabilidade no Acesso acontece no dia 4 de dezembro, quinta-feira, das 9h às 14h, no Senado Federal. O acesso é limitado, e os interessados podem se inscrever gratuitamente neste link


SERVIÇO:
Fórum Biossimilares no Brasil - Avanços Regulatórios e Sustentabilidade no Acesso

Data: 04.12.2025 (quinta-feira)  

Local: Auditório do Interlegis - Senado Federal 

Av. N2, Bloco 2 do Senado Federal, Anexo “E” - Brasília - DF, Brasil

Horário: 9h às 14h (horário de Brasília)

Inscrições: www.acaoresponsavel.org.br
Saiba mais: https://www.youtube.com/channel/UC1H6I8zmz1g_FpaQ4YYsPrw
Acompanhe: https://www.instagram.com/acaoresponsavel/


ASSESSORIA DE IMPRENSA - INSTITUTO BRASILEIRO DE AÇÃO RESPONSÁVEL

Proativa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também