quinta-feira

A saúde em primeiro lugar

Foto: Divulgação ISAC

 As baterias já estão aquecidas, os passos já ensaiados. O carnaval, a época mais festiva para o brasileiro, bate à porta anunciando que dias de folia estão chegando.


Tem o bloquinho dos que preferem os lençóis, assim como o bloquinho dos que caem mesmo na farra esquecendo o amanhã. Seja qual for a sua fantasia esse ano, o importante é manter os cuidados.  

De blocos a desfiles, é fácil se deixar levar pelo clima de descontração, mas é necessário manter hábitos saudáveis para evitar doenças e problemas de saúde.

O consumo excessivo de álcool é uma das principais preocupações durante essa época. Além de prejudicar a saúde, ele também pode colocar a sua segurança e dos demais em risco por conta de exageros.

A recomendação é que o consumo seja com moderação, mantendo-se hidratado, alternando com água e outras bebidas não alcoólicas, além de se alimentar corretamente. No cardápio, evite os excessos de sal, gorduras, açúcar e energéticos.  Priorize alimentação leve, com proteínas, frutas e vegetais.

A violência relacionada ao consumo de álcool é um problema recorrente nas folias. Muitas pessoas exageram na bebida e acabam se tornando violentas, causando transtornos e até mesmo ferimentos aos demais. Em caso de abuso, assédio ou violência, busque ajuda das autoridades.
 
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também ganham destaque. Lembre-se de usar preservativos em todas as relações sexuais. A aproximação física e o compartilhamento de bebidas entre os foliões podem, da mesma forma, aumentar o risco de contrair a doença do beijo, conhecida como mononucleose infecciosa, além de outros problemas virais. Vale lembrar: a covid ainda é uma realidade, redobre os cuidados.
 
Sua pele também merece cuidados
 
A exposição prolongada ao sol pode causar danos à pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo aumentar o risco de doenças de pele, por isso, o médico destaca a importância do uso do protetor solar de amplo espectro e a sua reaplicação ao longo do dia.

 Quando se trata de aplicar glitters e tintas na pele, escolha produtos de qualidade, verifique a validade e teste-os antes de aplicá-los no corpo, pois alguns podem conter substâncias alergênicas e irritantes.
 
Funcionamento das emergências

Durante o carnaval, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia, em Águas Lindas (GO), segue funcionando normalmente, 24 horas, sete dias por semana.

O serviço é gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Águas Lindas.


OBS: Durante a época mais festiva do ano, a UPA Mansões Odisséia estará funcionando normalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também