segunda-feira
UNIVERSIDADE Abre hoje as inscrições para o ProUni para o segundo semestre
s instituições de educação superior que desejarem participar da edição
do Programa Universidade
para Todos (ProUni) do segundo semestre deste ano
têm até o dia 20 para manifestar interesse, por meio
do Sistema Informatizado
do ProUni, o SisProUni,
na internet. A formalização é obrigatória para
aquelas que desejam participar do programa tanto
no caso de primeira adesão quanto de renovação.
Após a manifestação
de interesse, a adesão ao
ProUni deverá ser feita
até o dia 27. A adesão é
facultativa apenas para as
mantenedoras que não
têm registro no Cadastro
Informativo de Créditos
não Quitados do Setor
Público Federal (Cadin).
Também não é obrigatória a renovação das que
comprovarem a quitação
de tributos e contribuições administrados pela
Receita Federal.
O número de bolsas
a serem ofertadas em
cada curso pelas instituições será informado
nos termos de adesão ou
aditivos. As informações
constam do edital do programa, publicado no final
de abril, no Diário Oficial
da União.
O ProUni concede
bolsas de estudo integrais e parciais em cursos
de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições
privadas de educação superior. Em contrapartida,
as instituições recebem
isenção de tributos.
Na primeira edição
deste ano foram ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições
particulares de ensino. Do
total de bolsas, 116.813
eram integrais e 127.075
parciais, de 50% do valor
das mensalidades.
Agência Brasil
Palmas chega aos 30 anos como um dos destinos turísticos mais organizados do Estado
Seleucia Fontes / Governo
do Tocantins - Localizada
na região turística das
Serras e Lago, Palmas é a
cidade tocantinense com
maior oferta de hotéis
e restaurantes de qualidade, dois shoppings,
centro de convenções, e
se há alguns anos servia
somente como acesso
ao Jalapão e outras regiões turísticas famosas,
hoje se firma como destino turístico de negócios, lazer, esporte, história e ecoturismo.
A área que até 1988
fazia parte do Estado de
Goiás e se dividia entre
três fazendas, em apenas
um ano daria vida a uma
cidade bela, inaugurada
em 20 de maio de 1989,
e que ao longo dos anos
se tornaria conhecida por
sua organização e inúmeros potenciais. A população palmense é formada por gente de todos os
cantos do País, e possui
aproximadamente 292
mil habitantes, segundo
estimativa do Instituto
Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
A cidade caracterizada pelo planejamento possui traçado em
forma de cruz, formada
por duas largas avenidas, Joaquim Theotônio
Segurado e Juscelino
Kubitscheck (JK) – homenageando o primeiro
governante a defender
a autonomia do antigo
norte goiano, há dois séculos, e o criador de Brasília –, tendo a Praça dos
Girassóis ao centro.
Prefeitura investe em sistema online e obtém grande resultados
A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento tem promovido uma série
constante atualização das práticas administrativas a fim de obter maior
celeridade nos processos, e ao mesmo tempo, buscar economia para o tesouro
municipal que passa por crise financeira, que também atinge todo o país.
O secretário da pasta, Sérgio Luiz, é um grande estudioso sobre as finanças do
município, o mesmo informou que é uma determinação do prefeito Hildo do
Candango a modernização de todos os sistemas na busca da eficiência da
máquina pública.
“Para dar maior tranquilidade e conforto para os nossos contribuintes que
buscam o atendimento, o prefeito Hildo do Candango, determinou a troca dos
variados sistemas que a administração, possuía por um só modelo.
Atualmente usamos o sistema da Prodata que nos oferece vários módulos,
tanto para área tributária, como também para a educação e a saúde. Desta
forma, conseguimos reunir todos os dados e colocar a disposição dos nossos
contribuintes uma plataforma online, onde possibilita o acesso a vários serviços
como alvará sanitário, certidão de débito do contribuinte, certidão de débito dos
imóveis, emissão de IPTU e outras taxas, emissão de notas fiscais e
solicitações diversas, onde ele poderá ver o seu acompanhamento do seu
processo. Muitos destes serviços eram feitos de forma presencial, o que
garante ao contribuinte ganho de tempo”, informou o secretário.
O representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Águas
Lindas, o contabilista Emanuel Silva, enalteceu a disposição da gestão em
modernizar a área tributária do município. A gestão está sendo sensível para
com as demandas da classe empreendedora e para o desenvolvimento cidade.
“A implantação do sistema contribuiu muito para o desenvolvimento dos nossos
empreendedores e colocam o município em outro patamar, pois o
empresariado busca investir onde a administração pública seja parceira e
trabalha de forma sintonizada. Não se esquecendo da arrecadação do
município, pois ela traz os recursos primordiais para investimentos dos quais a
população tanto precisa”, disse Emanuel.
O representante do CRC Águas Lindas, ressaltou ainda que a gestão municipal
deve continuar na busca da capacitação dos empreendedores locais também
através da parceria com o SEBRAE e outras parcerias.
“As capacitações para os empreendedores, busca elevar o nível do
atendimento nos comércios locais, assim a nossa população deixará de realizar
suas compras em outros centros, contribuindo para a geração de emprego e
renda em Águas Lindas”, finalizou o CRC.
O secretário informou ainda que além de agilizar os processos que tramitam no
poder público municipal, a medida também atende outra determinação do
prefeito Hildo do Candango, a diminuição dos gastos com material e
servidores. “Esta é só uma das mais variadas medidas de contenção de gastos
impostas pelo prefeito Hildo do Candango, que demonstra a austeridade fiscal
tão almejada”, finalizou Sérgio Luiz.
constante atualização das práticas administrativas a fim de obter maior
celeridade nos processos, e ao mesmo tempo, buscar economia para o tesouro
municipal que passa por crise financeira, que também atinge todo o país.
O secretário da pasta, Sérgio Luiz, é um grande estudioso sobre as finanças do
município, o mesmo informou que é uma determinação do prefeito Hildo do
Candango a modernização de todos os sistemas na busca da eficiência da
máquina pública.
“Para dar maior tranquilidade e conforto para os nossos contribuintes que
buscam o atendimento, o prefeito Hildo do Candango, determinou a troca dos
variados sistemas que a administração, possuía por um só modelo.
Atualmente usamos o sistema da Prodata que nos oferece vários módulos,
tanto para área tributária, como também para a educação e a saúde. Desta
forma, conseguimos reunir todos os dados e colocar a disposição dos nossos
contribuintes uma plataforma online, onde possibilita o acesso a vários serviços
como alvará sanitário, certidão de débito do contribuinte, certidão de débito dos
imóveis, emissão de IPTU e outras taxas, emissão de notas fiscais e
solicitações diversas, onde ele poderá ver o seu acompanhamento do seu
processo. Muitos destes serviços eram feitos de forma presencial, o que
garante ao contribuinte ganho de tempo”, informou o secretário.
O representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Águas
Lindas, o contabilista Emanuel Silva, enalteceu a disposição da gestão em
modernizar a área tributária do município. A gestão está sendo sensível para
com as demandas da classe empreendedora e para o desenvolvimento cidade.
“A implantação do sistema contribuiu muito para o desenvolvimento dos nossos
empreendedores e colocam o município em outro patamar, pois o
empresariado busca investir onde a administração pública seja parceira e
trabalha de forma sintonizada. Não se esquecendo da arrecadação do
município, pois ela traz os recursos primordiais para investimentos dos quais a
população tanto precisa”, disse Emanuel.
O representante do CRC Águas Lindas, ressaltou ainda que a gestão municipal
deve continuar na busca da capacitação dos empreendedores locais também
através da parceria com o SEBRAE e outras parcerias.
“As capacitações para os empreendedores, busca elevar o nível do
atendimento nos comércios locais, assim a nossa população deixará de realizar
suas compras em outros centros, contribuindo para a geração de emprego e
renda em Águas Lindas”, finalizou o CRC.
O secretário informou ainda que além de agilizar os processos que tramitam no
poder público municipal, a medida também atende outra determinação do
prefeito Hildo do Candango, a diminuição dos gastos com material e
servidores. “Esta é só uma das mais variadas medidas de contenção de gastos
impostas pelo prefeito Hildo do Candango, que demonstra a austeridade fiscal
tão almejada”, finalizou Sérgio Luiz.
AUTONOMIA Defensoria passa a destinar 5% das vagas de emprego terceirizadas às mulheres vítimas de violência
Cinco por cento
das vagas de emprego
ofertadas por meio de
contratos terceirizados
entre a Defensoria Pública do Estado de Goiás
(DPE-GO) e empresas
terceirizadas devem ser
destinadas às mulheres
vítimas de violência doméstica e familiar. A medida foi regulamentada
por meio da Portaria nº
237, de 13 de maio de
2019, publicada pelo defensor público-geral do
Estado de Goiás, Domilson Rabelo. A triagem
e a indicação das mulheres aos gestores dos
contratos será realizada
pela coordenação do
Núcleo Especializado
de Defesa e Promoção
dos Direitos da Mulher
(Nudem), da DPE-GO.
Por meio desse ato
administrativo, a Defensoria Pública reafirma
seu compromisso em
defesa da população
em situação de vulnerabilidade. “A Defensoria
Pública dentro de suas
funções institucionais,
dentre elas a garantia
da dignidade da pessoa
humana e a redução das
desigualdades, tem buscado mecanismos no
sentido de reafirmar essas pautas, como adoção
das cotas para quilombolas e o acolhimento
dessas pessoas em situação de violência doméstica”, pontua o defensor
público-geral Domilson
Rabelo. Essa reserva de
vagas de emprego objetiva oferecer condições
às mulheres vítimas de
violência doméstica e
familiar para conquistarem sua autonomia.
“Cabe ao poder público desenvolver políticas para a garantia dos
direitos fundamentais
das mulheres nas relações domésticas e familiares, resguardando-as
contra práticas de discriminação, exploração,
violência, crueldade e
opressão. A Defensoria Pública tem como
função exercer a defesa
dos interesses individuais e coletivos da mulher vítima de violência
doméstica e familiar. A
maior arma do empoderamento feminino,
no processo de saída
de um relacionamento
abusivo é a independência financeira, alcançada por meio do
trabalho”, destaca a
coordenadora do Nudem, Gabriela Hamdan,
avisando que a Portaria nº 231/2019 está em
consonância com a Lei
estadual nº 20.190/2018
Rota Jurídica
CIDADANIA Governo do Distrito Federal lança programa Adote uma Praça
O Governo do Distrito Federal lançou, nesta
sexta-feira (17), o programa Adote uma Praça,
embora o nome do programa fale em praças,
a ação contempla uma
opção variada de logradouros, como jardins,
estacionamentos, balões
rodoviários, pontos turísticos, parques infantis e Pontos de Encontro
Comunitário (PECs).
O programa permite que pessoas físicas e
jurídicas firmem termo
de cooperação para demonstrar que adotaram
um espaço público e ajudem na manutenção de
áreas verdes da capital.
Um dos objetivos é
estimular a cooperação
entre governo e moradores das áreas próximas, assim como empresários de pequeno
e médio porte, além de
indústrias, ampliando a
cidadania e preservação
desses espaços.
Durante o evento,
foi assinado o primeiro
termo de cooperação
do Adote uma Praça.
Em acordo com o Hospital Brasília e a Administração do Lago Sul,
ficou definida a ampliação do número de
vagas públicas em frente ao centro de saúde.
“Esta conquista é um
marco, comemorou a
diretora-geral do Hospital Brasília, Regina
Célia Barros Duarte.
“Adotamos a área pública do estacionamento,
que terá um aumento
de 272 vagas. Dará conforto à população. ”
Agência Brasília
sexta-feira
EDUCAÇÃO Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre na terça, 21
Na próxima terça-feira,
21, será realizada a prova da
1ª fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
(Obmep). A prova acontece
nas escolas cadastradas. No
Tocantins, segundo a equipe
organizadora, estão inscritos
e aptos para participarem da
Obmep, 145.022 estudantes,
matriculados em 406 unidades escolares.
A prova terá 20 questões
de múltipla escolha e está
dividida em três níveis; o
primeiro, para alunos matriculados do 6º e 7º ano do
ensino fundamental; o segundo para estudantes do
8º e 9º ano do ensino fundamental e, por último, alunos
do ensino médio.
O horário da prova será
definido por cada instituição
de ensino. No momento de
responder, os participantes
devem utilizar apenas lápis
preto, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul.
Serão classificados para
a segunda etapa da Obmep,
os estudantes que obtiverem
as maiores notas na prova
da primeira fase, selecionados em ordem descrente
de nota, até que preencha
o total de vagas disponíveis
para cada unidade escolar. A
prova da 2ª fase está prevista
para ser realizada no dia 28
de setembro, nas escolas polos. E o resultado será divulgado na primeira semana de
dezembro.
Josélia de Lima/
Governo do Tocantins
Atenção você que recebe o BPC e ainda não se inscreveu no Cadastro Único, seu benefício pode ser cancelado
No Brasil tem cerca de 1.1 milhão de pessoas recebem o Benefício dePrestação Continuada (BPC), porém que não se inscreveram no Cadastro
Único, que é uma plataforma virtual do Governo Federal de coleta dados
socioeconômicos dos brasileiros em situação de vulnerabilidade social.
Esta inscrição no Cadastro Único é obrigatória, pois sem obter os dados
necessários para disponibilização do benefício, o mesmo pode ser suspenso. O
BPC é um auxílio mensal, no valor de um salário mínimo, que é repassado
para pessoas com deficiência ou acima de 65 anos e que possuem renda
familiar de até um quarto do salário mínimo.
Para regularizar a situação dos beneficiários que ainda não se inscreveram no
Cadastro Único, o Ministério da Cidadania organizou um calendário para
inscrições baseado na data de nascimento da pessoa, por exemplo: quem
nasceu no mês de abril tem até o dia 30 de junho para se inscrever e assim
regularizar a sua situação.
Essa medida do governo é para auxiliar na atualização e continuidade do
benefício e não para retirar ou suspendê-lo, mas para garantir o recebimento
do mesmo.
Para se inscrever no Cadastro Único basta procurar o CRAS ou a unidade de
Cadastramento Único. Em Águas Lindas os beneficiários podem procurar uma
destas unidades:
- CRAS Barragem 2: Quadra 50, lote 02, Jardim Barragem 2. Telefone: (61)
3613-0692.
- CRAS CEU: Avenida 05, lote 01, Setor 11. Telefone: (61) 3618-1161.
- CRAS Santa Lúcia: Quadra 54, lote 00, Jardim Santa Lúcia. Telefone: (61)
3618-1270.
- Cadastramento Único – Bolsa Família: Quadra 113, lote 09, Cidade Jardim.
Telefone: (61) 3613-7229.
Lembre-se: leve as suas principais documentações, tais como: identidade, RG,
CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e os das pessoas que
moram com o requerente que irá se inscrever no Cadastro Único.
CRAS Barragem realiza mais uma Roda de Conversa
Dentro do plano de trabalho do Centro de Referência de Assistência Social
(CRAS) Barragem, que tem como coordenadora da unidade, Denise Araújo,
acompanhada da psicóloga Lola Beck, realizaram mais uma roda de conversa
dentro do “Ser feliz”, projeto idealizado e aplicado pela unidade.
As reuniões que acontecem quinzenalmente, tem como objetivo de despertar
nas participantes uma motivação maior em enfrentar os problemas diários,
dando-lhes condições para superar as dificuldades.
“Trabalhamos as possibilidades de afastarmos as tristezas diárias com
atividades simples! Devemos criar maneiras de facilitar a nossa felicidade que
depende de nós mesmos. Ensinamos os usuários jovens com quadro
depressivo a se defender da depressão e se fortalecer”, reforçou a
coordenadora.
O trabalho das unidades do CRAS Barragem, CRAS CEU e CRAS Jardim
Santa Lúcia são desenvolvidos por equipes multidisciplinares. As unidades
popularmente conhecidas como Cras, são umas das principais unidades do
Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Nele, a população tem acesso a
benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição
Federal.
No Cras os usuários podem realizar sua inscrição no Cadastro Único para
programas do Governo Federal, que é ponto de partida para participar de
programas como Bolsa Família. As unidades oferecem ainda o Serviço de
Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e engloba ações com
atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a
outros serviços município, como os de saúde e educação.
(CRAS) Barragem, que tem como coordenadora da unidade, Denise Araújo,
acompanhada da psicóloga Lola Beck, realizaram mais uma roda de conversa
dentro do “Ser feliz”, projeto idealizado e aplicado pela unidade.
As reuniões que acontecem quinzenalmente, tem como objetivo de despertar
nas participantes uma motivação maior em enfrentar os problemas diários,
dando-lhes condições para superar as dificuldades.
“Trabalhamos as possibilidades de afastarmos as tristezas diárias com
atividades simples! Devemos criar maneiras de facilitar a nossa felicidade que
depende de nós mesmos. Ensinamos os usuários jovens com quadro
depressivo a se defender da depressão e se fortalecer”, reforçou a
coordenadora.
O trabalho das unidades do CRAS Barragem, CRAS CEU e CRAS Jardim
Santa Lúcia são desenvolvidos por equipes multidisciplinares. As unidades
popularmente conhecidas como Cras, são umas das principais unidades do
Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Nele, a população tem acesso a
benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição
Federal.
No Cras os usuários podem realizar sua inscrição no Cadastro Único para
programas do Governo Federal, que é ponto de partida para participar de
programas como Bolsa Família. As unidades oferecem ainda o Serviço de
Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e engloba ações com
atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a
outros serviços município, como os de saúde e educação.
Funpreval está entre os melhores no ranking previdenciário do Estado de Goiás
Em recente reportagem realizada por um importante veículo de comunicaçãodo Estado, na qual traz informações sobre os Regimes Previdenciários
Próprios dos municípios goianos, Águas Lindas de Goiás, que outrora era
classificada como um dos piores no estado, atualmente encontram-se
ocupando a 6ª posição com saldo positivo apresentado.
A matéria baseou-se em dados extraídos do Suplemento Previdência do
Servidor Público, divulgada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho,
ligada ao Ministério da Economia.
Atualmente o saldo positivo do FUNPREVAL é de quase 120 milhões de reais,
isso foi possível graças a uma gestão eficiente que busca alternativas para que
assegure a saúde financeira da instituição a fim de garantir o futuro dos
servidores. Somado a isto a seriedade da gestão do prefeito Hildo do
Candango que garante os repasses das contribuições e acordos de forma
regular.
O prefeito enfatizou que não é uma tarefa fácil manter a regularidade destes
repasses em virtude a crise financeira que atinge estados e municípios.
“Mensalmente repassamos ao FUNPREVAL a parte do servidor e a parte
patronal, estimada em um milhão e oitocentos mil reais.
Além disso, repassamos ainda quase duzentos mil reais, de acordos firmados,
referentes a dívidas contraídas pelas gestões passadas. Isso soma um total de
quase dois milhões de reais na tentativa de garantir o futuro dos servidores e a
regularidade fiscal de Águas Lindas, para que a nossa cidade tenha acesso à
recursos importantes para o seu desenvolvimento”, disse o prefeito.
A gestora do FUNPREVAL descreveu: “atualmente os investimentos realizados
pelo FUNPREVAL, atendem a todos os requisitos legais e a manutenção dos
repasses feitos pela administração, considerando os acordos firmados,
garantem a segurança da administração do fundo”, disse a Gestora Delane.
CIDADANIA Governo do Distrito Federal lança programa Adote uma Praça
O Governo do Distrito Federal lançou, nesta
sexta-feira (17), o programa Adote uma Praça,
embora o nome do programa fale em praças,
a ação contempla uma
opção variada de logradouros, como jardins,
estacionamentos, balões
rodoviários, pontos turísticos, parques infantis e Pontos de Encontro
Comunitário (PECs).
O programa permite que pessoas físicas e
jurídicas firmem termo
de cooperação para demonstrar que adotaram
um espaço público e ajudem na manutenção de
áreas verdes da capital.
Um dos objetivos é
estimular a cooperação
entre governo e moradores das áreas próximas, assim como empresários de pequeno
e médio porte, além de
indústrias, ampliando a
cidadania e preservação
desses espaços.
Durante o evento,
foi assinado o primeiro
termo de cooperação
do Adote uma Praça.
Em acordo com o Hospital Brasília e a Administração do Lago Sul,
ficou definida a ampliação do número de
vagas públicas em frente ao centro de saúde.
“Esta conquista é um
marco, comemorou a
diretora-geral do Hospital Brasília, Regina
Célia Barros Duarte.
“Adotamos a área pública do estacionamento,
que terá um aumento
de 272 vagas. Dará conforto à população. ”
Agência Brasília
Quando a água é prejudicial: você já ouviu falar em água servida?
Água, conhecida também por sua fórmula química H2O, é um recurso natural
abundante e é necessária para existência e manutenção da vida. Diariamente a
água é utilizada não somente para hidratação do corpo, mas também para
limpeza.
Por ser um composto puro há necessidade de utilizar agentes de limpeza para
garantir a assepsia, seja do corpo humano ou dos ambientes em que se está
inserido, podendo ser nas casas ou comércios.
Assim, após a utilização a água torna-se imprópria para o consumo, porém,
dependendo dos produtos de limpeza utilizados, este resíduo pode ser
reutilizado para outros fins, por exemplo: a água do último enxágue de uma
máquina lava-roupas pode ser utilizada para lavar áreas externas em uma
residência.
O descarte da água, atualmente, após anos de urbanização e planejamento
das grandes cidades é feito por meio do esgoto. Porém, ainda hoje, mesmo
com o sistema de esgoto e com as construções modernas das casas e
estabelecimentos comerciais, que permitem o uso de ralos e sistema de
escoamento de água, moradores e comerciantes descartam água suja e com
compostos químicos nas ruas.
O ato de descartar água suja é prejudicial à saúde e ao meio ambiente, pois a
água, após a mistura de produtos higienizadores torna-se poluente, não
somente quando descartadas em rios, nascentes ou quando há ligações
clandestinas de esgoto, mas o ato de descartar água suja e poluída, ou seja,
água servida, nas avenidas públicas é um crime ambiental previsto na Lei do
Saneamento nº 11.445/07, que proíbe lançar água servida nas vias, mesmo
que não haja coleta de esgoto no local, pois se não houver este sistema, o
destino deve ser a fossa séptica.
O Código de Postura de Águas Lindas de Goiás, que descreve as normas e
infrações que podem ser feitas ou não, assim como as suas penalidades,
informa no Art. 62, inciso II que: “fazer escoar águas servidas das residências,
estabelecimentos comerciais, industriais ou de qualquer natureza para vias e
logradouros públicos”.
Portanto, é de responsabilidade da gestão municipal analisar, conforme as leis,
e fiscalizar as questões de higiene pública e é de responsabilidade dos
moradores e comerciantes locais atentar-se para as questões de bem-estar
coletivo e higiene das vias, sendo também responsável por arcar com
advertências e multas por omissão ou por descumprir as leis locais.
A água servida além de empoçar as vias, podem atrair pequenos insetos e
doenças diversas, quando ocorre com frequência, além de prejudicar a estética
local. Traz transtornos para pedestres e motoristas, como também prejudica o
asfalto.
Os produtos de limpeza, em sua maioria, são corrosivos e com a exposição
dos mesmos ao sol podem tornar-se ainda mais prejudiciais à saúde e ao meio
ambiente, pois os seus compostos evaporam e espalham-se no ar.
Os animais também ingerem esse tipo de água poluída e adoecem trazendo
doenças contagiosas para os demais animais, e por consequência podem
infectar as pessoas da comunidade.
Em Águas Lindas, em casos de descarte inadequado da água servida, assim
como do lixo, ligue para Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone: (61) 98560-9251.
abundante e é necessária para existência e manutenção da vida. Diariamente a
água é utilizada não somente para hidratação do corpo, mas também para
limpeza.
Por ser um composto puro há necessidade de utilizar agentes de limpeza para
garantir a assepsia, seja do corpo humano ou dos ambientes em que se está
inserido, podendo ser nas casas ou comércios.
Assim, após a utilização a água torna-se imprópria para o consumo, porém,
dependendo dos produtos de limpeza utilizados, este resíduo pode ser
reutilizado para outros fins, por exemplo: a água do último enxágue de uma
máquina lava-roupas pode ser utilizada para lavar áreas externas em uma
residência.
O descarte da água, atualmente, após anos de urbanização e planejamento
das grandes cidades é feito por meio do esgoto. Porém, ainda hoje, mesmo
com o sistema de esgoto e com as construções modernas das casas e
estabelecimentos comerciais, que permitem o uso de ralos e sistema de
escoamento de água, moradores e comerciantes descartam água suja e com
compostos químicos nas ruas.
O ato de descartar água suja é prejudicial à saúde e ao meio ambiente, pois a
água, após a mistura de produtos higienizadores torna-se poluente, não
somente quando descartadas em rios, nascentes ou quando há ligações
clandestinas de esgoto, mas o ato de descartar água suja e poluída, ou seja,
água servida, nas avenidas públicas é um crime ambiental previsto na Lei do
Saneamento nº 11.445/07, que proíbe lançar água servida nas vias, mesmo
que não haja coleta de esgoto no local, pois se não houver este sistema, o
destino deve ser a fossa séptica.
O Código de Postura de Águas Lindas de Goiás, que descreve as normas e
infrações que podem ser feitas ou não, assim como as suas penalidades,
informa no Art. 62, inciso II que: “fazer escoar águas servidas das residências,
estabelecimentos comerciais, industriais ou de qualquer natureza para vias e
logradouros públicos”.
Portanto, é de responsabilidade da gestão municipal analisar, conforme as leis,
e fiscalizar as questões de higiene pública e é de responsabilidade dos
moradores e comerciantes locais atentar-se para as questões de bem-estar
coletivo e higiene das vias, sendo também responsável por arcar com
advertências e multas por omissão ou por descumprir as leis locais.
A água servida além de empoçar as vias, podem atrair pequenos insetos e
doenças diversas, quando ocorre com frequência, além de prejudicar a estética
local. Traz transtornos para pedestres e motoristas, como também prejudica o
asfalto.
Os produtos de limpeza, em sua maioria, são corrosivos e com a exposição
dos mesmos ao sol podem tornar-se ainda mais prejudiciais à saúde e ao meio
ambiente, pois os seus compostos evaporam e espalham-se no ar.
Os animais também ingerem esse tipo de água poluída e adoecem trazendo
doenças contagiosas para os demais animais, e por consequência podem
infectar as pessoas da comunidade.
Em Águas Lindas, em casos de descarte inadequado da água servida, assim
como do lixo, ligue para Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone: (61) 98560-9251.
NOVO GAMA Agricultores do projeto Mãos Produtivas visitam a AgroBrasília
Cerca de 20 agricultores participantes
do projeto Mãos Produtivos – Comércio
institucional de alimentos da agricultura familiar, de Novo Gama, e outros 40
produtores da comunidade Indaiá, de
Luziânia, visitaram na sexta-feira, dia 17
de maio, a AgroBrasília, uma das maiores
feiras do agronegócio brasileiro. O projeto
faz parte do Programa Alternativa Produtiva, da Corumbá Concessões, companhia gestora da Usina de Corumbá IV.
A cooperativa de produtores do Indaiá (Coopindaiá), de Luziânia, que presta consultoria às Mãos Produtivas, foi
a organizadora da visita à AgroBrasília.
Conforme a programação, os produtores
conheceram as últimas tendências do
mercado agropecuário e as inovações
tecnológicas, com destaque para a fábrica
de mandioca, que está entre as possíveis
aquisições dos produtores de Luziânia e
Novo Gama. A comitiva visitou os estandes da feira e participou de palestras.
O evento acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a 60 km de Brasília, até
o dia 18 de maio. É realizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito
Federal (Coopa-DF).
UBS do Jardim Pinheiro realiza festa em homenagem às mães
Nesta sexta-feira (17) a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) promoveuum evento alusivo ao Dias das Mães promovendo a prestação de serviços, tais
como: aferição de glicemia, pressão e testes rápidos de sífilis e HIV, sorteios
de brindes para os presentes e também palestras.
As unidades que integram a rede municipal de assistência básica de saúde,
realizam uma série de atividades com o intuito de promover a integração da
comunidade e da equipe das unidades durante todo ano.
“Estes eventos, além de debater temas importantes para a comunidade e a
prestação de serviços, servem para integrar a comunidades onde a unidade
está inserida com a equipe, para que o atendimento seja humanizado
aumentando a resposta dos acompanhamentos realizados. Cada unidade tem
uma caraterística e se adapta a necessidade de cada região”, disse Eduardo.
A coordenadora da UBS do Jardim Pinheiro, a enfermeira Conceição, destaca
que a participação da comunidade nas atividades propostas pela equipe tem
boa aceitação, e conta sempre com parceiros para realizar estes eventos.“Nestes eventos nós promovemos a integração dos nossos usuários e suas
famílias os envolvendo nas atividades. Hoje tivemos aferição de pressão e
glicemia, testes rápidos, consultas, sorteio de brindes que foram doados e
brincadeiras para as crianças e um delicioso café da manhã preparado com
todo carinho pela nossa equipe, e também a palestra do médico Maycon
Randel, sobre depressão.
Aproveito para agradecer o apoio dado pela vereadora Natália, nossa principal
incentivadora de nossas ações e o apoio do secretário de Saúde, Eduardo
Rangel, e toda equipe da SMS”, disse a enfermeira.
A vereadora Natália, na ocasião, parabenizou a cada mãe presente no evento
e enalteceu o trabalho sério conduzido pela equipe da UBS.
“Percebo em vocês o carinho dado à nossa comunidade enfrentando todos os
desafios para levar um atendimento digno para as famílias. Sei do esforço do
prefeito Hildo do Candango e do secretário Eduardo Rangel na busca da
qualidade na saúde e estaremos sempre trabalhando juntos para que isto
sempre ocorra”, falou a vereadora.
Prefeitura de Águas Lindas realiza 7ª Caminhada Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Com a realização do CREAS de Águas Lindas e o apoio da Prefeitura de
Águas Lindas e os órgãos que integram a rede de proteção social do município,
foi realizada na manhã desta sexta-feira (17) a 7ª edição da Caminhada Contra
a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A caminhada iniciou em frente ao Centro Municipal de Educação Inclusiva
(CEMEI) e percorreu toda a Avenida JK rumo a Praça da Bíblia, onde uma
grande estrutura aguardava os participantes com uma programação cheia de
apresentações.
O vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, representou o prefeito Hildo do Candango e
estava acompanhado de sua esposa e subsecretária de Assistência Social,
Maria Fábia. Estavam presentes a secretária de Assistência Social, Aleandra
Sousa, os vereadores Aderson da Modele, Eder Nunes, Osmar Resende e
Jorge Amaro. O evento também contou coma presença da representante do
Ministério Público, a promotora de Justiça Drª Denise Nóbrega.
Em sua fala, o vice-prefeito Luiz Alberto parabenizou a equipe organizadora do
evento pelo trabalho realizado em prol das nossas crianças e enalteceu o
trabalho árduo feito por todos na defesa das nossas crianças e adolescentes.
“É necessário que as instituições estejam em pleno funcionamento para dar
suporte a quem precisa, mas é necessário também que todos tenham
confiança nas instituições para cessar esse tipo de mal contra o nosso futuro.
Se você souber de algum caso, não se omita, comunique a qualquer uma
destas instituições e faça a denúncia, você poderá estar salvando uma vida”,
destacou Jiribita.
A secretária Assistência Social, Aleandra Sousa também enalteceu o trabalho
desenvolvido pela equipe do CREAS, que tem como coordenadora aAlessandra Sousa. “Esta equipe realiza um trabalho com as vítimas de
violência no município, mas fazem com muito carinho e competência tendo o
nosso total apoio no desenvolvimento dos trabalhos.
Também ressalto o trabalho dos conselheiros tutelares do nosso município que
são os primeiros a serem acionados em problemas seríssimos como este. É
necessário que não fiquemos calados se tivermos informações de casos assim,
podemos estar preservando uma vida ao denunciar”, disse a secretária.
Participaram do evento componentes do SCFV Núcleo Idoso e Núcleo
Crianças e Adolescentes, que apresentaram uma peça teatral juntos, e também
as equipes das unidades do CRAS Santa Lúcia, CRAS CEU, CRAS Barragem,
Programa Criança Feliz, Bolsa Família, SAMU, Polícia Militar, representada
pela guarnição que compõe a patrulha Maria da Penha do município, Corpo de
Bombeiros, Guarda Patrimonial, banda Desbravadores, projeto Sagaz do
Jardim Santa Lúcia, entre outras personalidades do município.
ALEXÂNIA Parada ecológica orienta motoristas
A Corumbá Concessões realizou
uma Parada Ecológica na estrada de
acesso ao reservatório de Corumbá
IV, em Alexânia, no dia 11 de maio. A
ação, que faz parte do Programa de
Educação Ambiental (PEA), abordou
mais de 150 moradores da região e
turistas de Goiânia, Anápolis e Brasília,
que foram curtir o fim de semana na
beira do lago. Eles receberam material
informativo que trata sobre os direitos
e responsabilidades do turista no uso
do lago e da sua área de preservação
permanente (APP) e ganharam saco
para lixo e um lixocar.
Os agentes tiraram dúvidas dos
motoristas em relação aos usos múltiplos do reservatório, como foi o caso
de Carlos Uchoa, servidor público de
Brasília, que tem casa e terreno em
condomínio na região. Ele queria
saber se o turista pode estacionar o
veículo na APP, acender fogueira e
plantar ali mudas nativas do Cerrado.
Conforme informou o agente ambiental, o frequentador do lago deve
estacionar o seu carro na área do condomínio, pois a estrada de acesso ao
lago e a área de manobra, na APP, são
locais de fluxo, onde não é permitido
estacionar. A fogueira é um risco aos
animais e à vegetação, por isso não
é permitido. Quanto à vegetação da
APP, sejam árvores ou rebrotas, ela
deve ser preservada, sendo proibido
retirar o verde.
Uma problemática explicitada durante a parada ecológica foi a questão
do uso de fossa negra pelos condomínios do entorno do reservatório. “Há
informação, mas não há fiscalização.
As pessoas querem fazer o mais fácil,
que é abrir um buraco para receber
todos os resíduos, que se misturam”,
disse. Esses resíduos, completou, vão
poluir o lençol freático e o lago, que
serve a todos.
Uchoa acrescenta que as pessoas
que usam a fossa comum estão dando
um “tiro no pé”, porque hoje reclamam que a água da cisterna está com
gosto ruim e provocando mal-estar.
“Claro que esse tipo de retorno é inevitável,
e somos nós os responsáveis”, comentou.
O correto é construir a fossa ecológica, que
tem custo baixo e é de fácil instalação. “Se as
pessoas não pensarem de forma sustentável,
em pouco tempo vamos acabar perdendo o
nosso lago, devido à quantidade de casas na
região que não conseguirão suportar o grande
volume de resíduos líquidos que saem das
fossas negras”, alerta.
PARCERIAS
Fabrício Souza Feijão, presidente da Associação dos Condomínios do Lago de Corumbá IV (ACLAC 4), foi abordado durante
a ação de sábado. Ele avalia como iniciativas
“excelentes” a Parada Ecológica e outras ações
de educação e fiscalização dos reservatórios
realizados pela Corumbá Concessões. Segundo Feijão, a ACLAC tem levado educação
ambiental aos gestores dos condomínios,
com distribuição de material educativo e sacos de lixo, além de organização de parcerias
com o Ibama e com a Corumbá Concessões
para a realização de cursos e de ações. “Nós
trabalhamos com os gestores no sentido de
multiplicarem as informações junto aos moradores, para que eles adotem boas práticas
conservacionistas da natureza”.
Feijão cita como outro exemplo de ação
educativa a parceria com a Nébia Reciclagem,
que atua na preservação da orla do lago, no
âmbito de Alexânia, instalando contêineres
para descarte de lixo reciclável em locais estratégicos e promovendo pequenos mutirões de
limpeza para coleta de garrafas pet e latinhas
de alumínio na APP. “Tem dado bons resultados, mas precisamos avançar”, disse. Hoje
nenhum condomínio pode ser aprovado sem
o projeto de instalação de fossa biodigestora,
segundo Feijão, embora alguns gestores burlem a exigência. “Essas questões precisam ser
fiscalizadas com mais rigor”, finalizou.
Começa a Semana do Microempreendedor 2019: participe gratuitamente pelo SEBRAE
A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) é um evento gratuitorealizado para auxiliar o empreendedor a administrar o seu negócio de maneira
formal e reconhecida não somente pela clientela, mas também pelo governo.
A Semana do MEI proporciona palestras, cursos e oficinas que possibilitam
maior entendimento sobre como obter a formalização de um negócio próprio,
as vantagens de ter o CNPJ da empresa, e como um serviço formal influencia
na contratação de colaboradores e até mesmo na hora de fechar um contrato.
Em Águas Lindas o SEBRAE estará promovendo a Semana do MEI 2019, de
20 a 24 de maio, gratuitamente. Para se inscrever basta ir até a agência do
SEBRAE, das 08h às 12h ou das 13h às 17h, localizada na Quadra 01, Lote
21, Vivendas Paraíso, Setor 09, Águas Lindas de Goiás. Ou por telefone: (61)
3616-2541 ou (61) 9 8423-9372.
As vagas são limitadas, por isso a inscrição deve ser feita com antecedência e
os dados necessários para a inscrição são os seguintes:
egue abaixo os dados necessários para inscrição:
- CNPJ (apenas 1 pessoa por cnpj);
- CPF;
- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Endereço Completo;
- Telefone para Contato;
OBS: Caso não tenha CNPJ poderá representar um.
Durante a Semana do MEI 2019 no SEBRAE de Águas Lindas será
disponibilizado o curso: Como Administrar a Sua Pequena Empresa, das 18h
às 22h. Como também está iniciando a Semana da Educação Financeira,
aproveite para saber mais sobre crescimento financeiro. Não fique de fora, faça
a sua inscrição!
quarta-feira
Gestantes do Projeto Cuidando de Quem Cuida realiza confecções de kits de enxoval para seus bebês
O CRAS Barragem 2 deu início na manhã desta quarta-feira (15), àsconfecções de kits de enxoval, feitos pelas gestantes do carinhoso Projeto
Cuidando de Quem Cuida, que já é desenvolvido em Águas Lindas há anos.
O Projeto Cuidando de Quem Cuida (antigo Projeto Cegonha) é disponibilizado
e coordenado pelas unidades CRAS, tendo como objetivo promover o
fortalecimento de vínculos familiares, principalmente entre a mãe e o bebê,
através do planejamento familiar e da integração da comunidade para com
assuntos relacionados a saúde sexual e da família, assim como de seus
direitos sociais.
E também por meio da confecção de kits, que futuramente também podemservir para complementação da renda familiar, pois pode ser confeccionado e
vendido.
As gestantes no decorrer do projeto, são incentivadas a realizarem os
procedimentos médicos, tem a oportunidade de dividir experiências durante
rodas de conversa e também são acompanhadas pela equipe profissional do
CRAS, como por exemplo: por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais,
entre outros.
RIO VERDE Karlos Cabral alerta para risco de contaminação da água
O deputado estadual Karlos Cabral
(PDT) participou da solenidade de
posse do Major Christiano Oliveira
Araújo no Comando da 2ª Companhia
Independente da Polícia Militar Ambiental. Na oportunidade, o deputado
alertou os órgãos ambientais sobre os
riscos de contaminação
da água em Rio Verde,
em caso de ocorrerem
acidentes envolvendo
veículos que transportam substâncias tóxicas.
Karlos Cabral chamou a atenção para
o fato da captação
de água em Rio Verde
ocorrer a 300 metros de
distância de uma curva
perigosa da BR-060, por
onde também passa o Ribeirão Abóbora. Segundo o deputado, em caso de
acidente envolvendo produtos tóxicos
neste trecho, rapidamente a substância pode atingir a água, colocando
em risco a saúde da população de Rio
Verde e toda região.
Preocupado com este sério risco
de contaminação, Karlos Cabral tem
buscado apoio dos órgãos ambientais
para que sejam criados mecanismos
para prevenir a contaminação. O parlamentar
sugeriu, inclusive, a instalação de comportas
de proteção neste trecho.
Ao final da solenidade, Karlos Cabral levou
o comando da Polícia Ambiental até o local
para atestar a situação. “Tenho falado deste
risco em potencial em todos os lugares que
vou, na tentativa de sensibilizar os órgãos
competentes para que promovam as medidas
necessárias de prevenção da contaminação
da água”, ponderou o parlamentar.
Mãos à obra: Setor Mansões Camargo recebe recuperação asfáltica
As equipes de obras estiveram nesta quarta-feira (15) no setor Mansões
Camargo para fazer a realização da recuperação asfáltica em diversas áreas
do setor.
As obras de recuperação asfáltica são realizadas pela Prefeitura, por meio da
Secretaria de Obras, que coordena as equipes que diariamente dirigem-se a
um determinado setor da cidade para realizar atividades, tais como:
terraplanagem, roçagem manual e mecânica, construção de cascatas, limpeza
urbana, varrição, iluminação pública, entre outros serviços.
As solicitações destes serviços podem ser feitas pela população diretamente
pelo Canal de Solicitações da Secretaria de Obras: (61) 36139458.
Camargo para fazer a realização da recuperação asfáltica em diversas áreas
do setor.
As obras de recuperação asfáltica são realizadas pela Prefeitura, por meio da
Secretaria de Obras, que coordena as equipes que diariamente dirigem-se a
um determinado setor da cidade para realizar atividades, tais como:
terraplanagem, roçagem manual e mecânica, construção de cascatas, limpeza
urbana, varrição, iluminação pública, entre outros serviços.
As solicitações destes serviços podem ser feitas pela população diretamente
pelo Canal de Solicitações da Secretaria de Obras: (61) 36139458.
CATALÃO Simulação de acidente na linha férrea
Quem passou pela linha férrea no
perímetro urbano de Catalão, percebeu a
movimentação. Numa ação conjunta, um
acidente foi simulado de modo a chamar
a atenção da comunidade (pedestres e
motoristas) para a Campanha Maio Amarelo que faz um alerta sobre a importância
dos cuidados no trânsito.
Vários órgãos se organizaram e simularam na prática uma situação de
acidente. Durante a travessia da locomotiva um carro acabou sendo atingido
e arrastado. Duas pessoas (que se fizeram de vítimas) foram resgatadas pelas
equipes do Corpo de Bombeiros. Toda
a ação simulou a batida com realismo.
Dezenas de pessoas que passavam pelo
local e até estudantes acompanharam a
ação. Estavam envolvidos: a Prefeitura de
Catalão, através da Superintendência Municipal de Trânsito, VLI (empresa responsável
pela linha férrea na região), Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal.
Meta cumprida: frequência escolar é uma condicionalidade do Bolsa Família
Uma das condicionalidades do Programa Bolsa Família é a frequência escolarde crianças e adolescentes, que são beneficiados pelo programa. A frequência
escolar mensal é uma responsabilidade assumida pelas famílias ao se
tornarem beneficiadas.
O primeiro bimestre letivo de 2019, com relação a frequência escolar, foram
registradas cerca de 12.4 milhões de presenças escolares de alunos. Esta
deve corresponder no mínimo 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15
anos e 75 % para os beneficiários com faixa etária entre 16 e 17 anos.
AS redes municipais e estaduais de ensino que são coordenadas pelos
Ministérios da Saúde e Cidadania, que realizam o monitoramento dos
beneficiários em idade escolar. Destes 12.4 milhões de alunos acompanhados,
95% destes cumpriram a condicionalidade de frequência escolar.
Segundo o secretário nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão, estas
condicionalidades são aspectos positivos para o acompanhamento dos
beneficiários e que se estes dados tiveram êxito, deve-se a escolha de
combinar o Programa Bolsa Família com as condicionalidades de educação e
saúde.
Em Águas Lindas os índices de frequência escolar subiram, assim como os
índices de abandono escolar caíram, desde a implementação do projeto
Evasão Zero, que tem por objetivo o acompanhamento escolar dos alunos da
rede municipal de ensino e o combate ao abandono escolar.
GOIÂNIA Comissão aprova emendas de Karlos Cabral
A Comissão Mista aprovou na terça, 14,
cinco das seis emendas apresentadas pelo
deputado estadual Karlos Cabral (PDT) no
texto do projeto de lei 2376/2019, de autoria
da governadoria, que trata da Reforma Administrativa do Poder Executivo. O voto em
separado adequa a estrutura da Secretaria
de Desenvolvimento Social, cria a Gerência
de Enfrentamento à Violência contra as
Mulheres e garante os Conselhos LGBT e de
Promoção da Igualdade Racial.
A Gerência de Povos e Comunidades
Tradicionais, que na proposta inicial estava
subordinada à Superintendência de Direitos Humanos, passa a compor a Superintendência da Mulher e da Igualdade Racial.
Na Superintendência de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, a
emenda inclui as Gerências dos Direitos
da Pessoa Idosa e da Inclusão da Pessoa
com Deficiência.
Outra emenda aprovada se refere à estrutura da Secretaria de Indústria, Comércio e
Serviços, onde criou a Gerência de Fomenta
ao Empreendedorismo e Capacitação ao Empreendedor e a Gerência de Economia Criativa, Arranjos Produtivos Locais e Artesanato.
terça-feira
CRAS Barragem retoma atividades do projeto Cuidando de Quem Cuida
manhã desta quarta-feira (08) no Centro de Referencia de Assistência Social
(CRAS) Barragem participando da reunião que marcou a retomada do projeto
Cuidando de Quem Cuida. Projeto este que é direcionado a gestantes e mães
que buscam o atendimento na unidade.
“Estamos atravessando um momento de incertezas com a Reforma da
Previdência que poderá atingir diretamente quem mais precisa do SUAS.
Mesmo assim não poderíamos deixar de colocar este importante projeto em
funcionamento, dado os excelentes resultados alcançados anteriormente onde
conseguimos beneficiar mais de 300 pessoas em 2018. Vamos nos esforçar
ao máximo para garantir este beneficio a todas vocês”, disse Aleandra na
reunião que marcou a abertura dos trabalhos.
O Projeto Cuidando de Quem Cuida (antigo Projeto Cegonha) enfatiza o
Planejamento Familiar junto à comunidade do bairro, saúde sexual e
reprodutiva de adolescentes também é foco prioritário de cuidado e
intervenção. Uma importante estratégia que privilegia o estímulo e apoio à
participação juvenil em ações integradas entre profissionais, adolescentes e
jovens favorecendo seu desenvolvimento, sua autonomia e a prática cidadã.
A Secretaria de Assistência Social explicou que o Projeto Cuidando de Quem
Cuida tem uma continuidade do Projeto Canguru, implantado pela
administração por meio da parceria com os estagiários de Serviço Social que
prestam seus trabalhos nos Centros de Referências do município e enfoca,
dentre outros, o fortalecimento de vínculos familiares como um de seus
Durante o projeto as participantes recebem enxovais completos para os seus
bebês, confeccionados por elas mesmas. As mulheres contam com
atendimento de uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente
social, pedagoga e outros profissionais.
Prefeitura de Águas Lindas promove mais uma entrega de cadeiras de rodas e outros materiais
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Águas Lindas realizou no
último sábado (11) no salão do Movimento Pró-Acessibilidade, a solenidade de entrega de
cadeiras de rodas, cadeiras de banho, próteses, entre outros materiais. Cerca de 30
pacientes foram beneficiados neste evento.
A primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa,
enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, por levarem este benefício aos
pacientes, trazendo-lhes maior qualidade de vida.
“Este é um trabalho maravilhoso que muito me sensibiliza. O empenho da Secretaria de
Saúde para realizar este atendimento personalizado, através do departamento de
atendimento à pessoa portadora de deficiência física e mental, feita pelo JR, é
extremamente importante para as famílias.
O prefeito Hildo do Candango tem trabalhado muito no sentido de dar dignidade à esta
parcela da população que necessita de um atendimento especial, e até as obras de
infraestrutura realizadas no município tem características necessárias para disponibilizar
acessibilidade para todos. Agradecemos também ao CRER, que tem atendido os nossos
pacientes com muito carinho e respeito, é uma parceria que fez a diferença na vida de
nossa gente”, disse Aleandra.
O vereador Luiz de Aquino, que realiza este trabalho de atendimento nesta área há muito
tempo, ressaltou a importância do apoio dado pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás,
sob a gestão do prefeito Hildo do Candango. “Antigamente este atendimento era muito
difícil, hoje temos uma pessoa dedicada especialmente na estrutura da Secretaria de
Saúde, para organizar toda a documentação necessária para este atendimento e agendar
o atendimento no CRER, em Goiânia, todos os meses e levada uma nova turma de
pacientes que recebem atendimentos de alto nível.
Agradeço ao prefeito Hildo, a secretária Aleandra Sousa, ao secretário de Educação,
esforços para realizarem este trabalho. É um trabalho conjunto que visa levar excelência
no atendimento a estas pessoas”, falou Luiz de Aquino.
Eduardo Rangel explicou que a parceria com o CRER possibilitou uma sensível melhora
no atendimento aos pacientes portadores de deficiência física e mental do município, pois
os atendimentos são personalizados e os equipamentos fornecidos são de alto nível,
prescritos de acordo com a necessidade de cada paciente e feito sob medida.
“Este trabalho envolve a Secretaria de Saúde através do departamento de atendimento à
pessoa com deficiência, que está instalado na nossa Regulação e é atendido pelo JR, que
tem a incumbência de reunir toda a documentação que deve estar acompanhada do
relatório médico de cada paciente, agendar no CRER e posteriormente acompanhar este
pacientes na viagem na primeira consulta com a equipe daquela entidade ate chegar este
momento de entregar o material necessário para a melhora da qualidade de vida de cada
um. Não é um trabalho fácil, mas é feito com muito carinho e respeito, seguindo fielmente
a determinação do prefeito Hildo do Candango”, disse o secretário.
O paciente que precisa buscar este atendimento deve comparecer a Regulação da
Secretaria de Saúde, munido de todos os documentos pessoais, cartão do SUS,
comprovante de endereço atualizado, e o laudo com o relatório especificando qual a
enfermidade.
O trabalho é feito de forma conjunta pela Secretaria de Saúde, que reúne a
documentação necessária, pela Secretaria de Assistência Social, que auxilia na busca
ativa de pacientes através das unidades CRAS, e a Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia que realiza o atendimento em todas as unidades de ensino e ainda
fornece o transporte para a viagem para Goiânia.
A dura realidade dos municípios do Entorno de Brasília para fechar as contas
CRESCIMENTO ACELERADO
Dimas Ferreira - O Entorno
do Distrito Federal é formado por municípios que tem
um crescimento populacional acelerado. Com isso
as demandas são elevadas.
Para suprir estas demandas
se faz necessário à contratação de mão de obra, só que
muitas das vezes esta arrecadação não acompanha o
crescimento destes municípios, não conseguindo suprir as necessidades destes
municípios que sobrevivem
com a maioria dos seus recursos oriundos de repasses
do governo federal que apresenta queda significativa.
Um dos grandes vilões
que tem impactado as contas públicas é o critério atual
de reajuste do piso pago pelos Estados, Distrito Federal
e Municípios, definido na
Lei 11.738/2008, que tem
promovido aumentos acima
da inflação e do crescimento da receita do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e
de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Só este ano, o reajuste da
categoria foi de 7,64%, porcentual acima do registrado
pelo INPC, de 6,5% em 2016.
Também superou o crescimento da receita do Fundo
para 2017, estimado pelo governo federal em 3,27%, em
relação a 2016. Assim, esses
dados mostram que a receita
dos municípios será a metade do porcentual do reajuste
do piso do magistério.
Avaliando os dados entre
2010 e 2017, o INPC acumulou crescimento de 51,50%
e o Fundeb aumentou de
61,79%. No mesmo período, o piso dos professores
foi atualizado em 124,49%
e o salário mínimo nacional
teve reajuste de 83,73%.
Novo Gama é uma das
cidades que mais tem sofrido com isso. O limite recomendado pela Lei de
Responsabilidade Fiscal é
54%, com o crescimento da
folha, como é o caso do piso
nacional do magistério que
registrou crescimento de
2010 a 2017 e com a queda
de receita a cidade já atingiu
72,9 %. O alto índice impede que o município realize
novas contratações, novos
concursos, que comprometem áreas como educação e
limpeza urbana.
Águas Lindas de Goiás
também está enfrentando
uma crise semelhante ao
ficar acima do percentual limite de acordo com a Lei de
Responsabilidade Fiscal. A
cidade ficou impossibilitada de realizar contratações
o que refletiu diretamente
na educação.
Outro problema enfrentado é a manutenção do Programa Jornada Ampliada,
dados que está em vigência
desde 2013. O programa da
Secretaria de Educação disponibiliza mais horas para
o professor fazer a preparação das aulas, já que os
professores assumem apenas uma turma e não duas
como de costume, criou déficit de mais de 180 turmas
sem professores e com o teto
elevado da folha que atualmente chegou a 59% e o
limite recomendado pela Lei
de Responsabilidade Fiscal
que é 54%, agravados pela
queda na arrecadação e nos
repasse do Governo Federal,
mostra que as receitas não
estão conseguindo acompanhar os aumentos da folha
com isso o município não
consegue cumprir a LRF, ficando também impedido de
fazer novas contratações, e
uma folha crescente que não
acompanha a arrecadação,
89% da folha é de servidores
efetivos, (concursados).
Olhando o Gráfico e
acompanhando a linha vermelha dos gastos com pessoal, (folha de pagamento)
podemos observar que em
2012 a folha era cerca de 73
milhões, já em 2017 essa folha cresceu sem aumento de
efetivo para ordem de cerca
152 milhões.
Outro dado curioso é o
custeio da máquina pública,
recursos utilizados para o
funcionamento do serviço
público, tais como combustível, material de expediente,
insumos, etc., comparando
o último ano da gestão do
ex-prefeito Geraldo Messias que ficou em cerca de
73 milhões e comparando
o primeiro ano do Governo
Hildodo Candango, podemos observar que esse custo caiu para cerca de 35%,
os gastos ficaram na casa
dos 48 milhões, uma redução significativa se compararmos o ano de (2017) do
prefeito Hildo, que foram
de 63 milhões e os gastos
do último ano de Geraldo
Messias (2012) que foram
de 73 milhões, mostra que
a administração de Hildo
do candango depois 5 anos
com uma inflação acumulada de 39,16% segundo IPCA
acumulado de 2012 a 2017,
manteve os gastos a baixo da
gestão de Messias.
O Secretário de EducaA dura realidade dos municípios do
Entorno de Brasília para fechar as contas
FOTO 02 - Redução do custeio e aumento dos
investimentos de Águas Lindas de Goiás
ção Deusimar Macedo falou que a criação da Jornada
Ampliada tem como objetivo de propor aos professores
novas formas de produzir
conteúdo e conhecimento
aos alunos, entretanto, após
a adequação para o sistema
da Jornada Ampliada, muitos municípios do Entorno,
inclusive o Distrito Federal
encaram uma dura realidade para fechar as contas uma
vez que precisam do dobro
de profissionais para suprir
as demandas.
De acordo com análise o
programa vem desestabilizando diversos municípios
do Entorno. Como foi o caso
de Águas Lindas que mesmo
com os esforços e investimentos do prefeito na área,
passou a ter 180 turmas que
não possuíam professores
por conta do déficit causado
pelo programa.
Em Águas Lindas a solução paliativa e emergencial com bastante esforços
da Secretaria de Educação,
a solução encontrada foi o
pagamento de horas extras
aos professores já lotados,
para que os mesmos assumissem as turmas sem
profissionais, situação que
sobrecarregou as contas do
município e os profissionais
da educação, ação necessária para que os alunos não
ficassem sem aula.
Para resolver de forma
ainda paliativa este déficit, o município conseguiu
realizar com o Tribunal
de Contas dos Municípios
(TCM) um TAC, com o município se comprometendo
na diminuição dos gastos
com a folha e o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi
solicitado a liberação da
autorização para a contratação de 150 profissionais
no sistema de contratos
temporários, com o TCM
autorizando a contratação
de apenas 90 profissionais.
A medida resolveu de
forma provisória as dificuldades da educação, porém
para o próximo ano se não
houver aumento na receita
do município terá que escolher se matem o Programa
Jornada Ampliada, no caso
da manutenção do programa, muitas turmas ficaram
sem professor.
Já a Prefeitura de Novo
Gama não pode realizar novas contratações, restando
apenas duas alternativas:
manter a Jornada Ampliada,
ficando assim com diversas
turmas sem professores, já
que ao seguir a iniciativa do
programa assumem apenas
uma turma ou tomar a decisão de finalizar o programa
e desta forma disponibilizar
estes professores já contratados para assumirem duas
turmas conseguindo suprir
as demandas e não prejudicar o andamento das aulas.
De acordo com informações, a
implantação do Programa Jornada Ampliada apresenta índices negativos após sua implantação. No ano de 2015 o município regrediu na avaliação nacional, apresentando um resultado não satisfatório em relação ao IDEB. Como ficou constatado no último resultado de 2015, a nota obtida foi inferior ao resultado de 2013 nos anos iniciais. Há certa disparidade, levando em consideração os resultados dos anos anteriores. E não é só o Entorno que passa por estas dificuldades. O governador Ibaneis e o secretário de Educação, Rafael Parente, relataram a impossibilidades e necessidades de cancelar o programa. O secretário ainda destacou que a iniciativa não ocorre em outros estados e que é preciso atenção ao pensar nas medidas educacionais daqui pra frente. Em Brasília, os professores tem um bom tempo para coordenação. Os professores dão 25 horas de aula e têm três tardes de quatro horas para poder elaborar e programar suas atividades. Isso não existe em nenhum lugar do mundo. “Temos tudo para termos uma das melhores educações do país, porém a Capital Federal vem atingindo baixos índices nas avaliações Nacionais o que é preocupante e precisa ser repensado”, disse Rafael. O Programa Jornada Ampliada, foi criado pensando em uma melhor qualidade de ensino, com o professor preparando sua aula, o que podemos constatar que isso não acontece e existem várias denúncias de professores usando seu tempo extra para exercer uma segunda carga horária em outras escolas ou exercem outras atividades, mostrando a falha do programa Jornada Ampliada.
Dimas Ferreira - O Entorno
do Distrito Federal é formado por municípios que tem
um crescimento populacional acelerado. Com isso
as demandas são elevadas.
Para suprir estas demandas
se faz necessário à contratação de mão de obra, só que
muitas das vezes esta arrecadação não acompanha o
crescimento destes municípios, não conseguindo suprir as necessidades destes
municípios que sobrevivem
com a maioria dos seus recursos oriundos de repasses
do governo federal que apresenta queda significativa.
Um dos grandes vilões
que tem impactado as contas públicas é o critério atual
de reajuste do piso pago pelos Estados, Distrito Federal
e Municípios, definido na
Lei 11.738/2008, que tem
promovido aumentos acima
da inflação e do crescimento da receita do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e
de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Só este ano, o reajuste da
categoria foi de 7,64%, porcentual acima do registrado
pelo INPC, de 6,5% em 2016.
Também superou o crescimento da receita do Fundo
para 2017, estimado pelo governo federal em 3,27%, em
relação a 2016. Assim, esses
dados mostram que a receita
dos municípios será a metade do porcentual do reajuste
do piso do magistério.
Avaliando os dados entre
2010 e 2017, o INPC acumulou crescimento de 51,50%
e o Fundeb aumentou de
61,79%. No mesmo período, o piso dos professores
foi atualizado em 124,49%
e o salário mínimo nacional
teve reajuste de 83,73%.
Novo Gama é uma das
cidades que mais tem sofrido com isso. O limite recomendado pela Lei de
Responsabilidade Fiscal é
54%, com o crescimento da
folha, como é o caso do piso
nacional do magistério que
registrou crescimento de
2010 a 2017 e com a queda
de receita a cidade já atingiu
72,9 %. O alto índice impede que o município realize
novas contratações, novos
concursos, que comprometem áreas como educação e
limpeza urbana.
Águas Lindas de Goiás
também está enfrentando
uma crise semelhante ao
ficar acima do percentual limite de acordo com a Lei de
Responsabilidade Fiscal. A
cidade ficou impossibilitada de realizar contratações
o que refletiu diretamente
na educação.
Outro problema enfrentado é a manutenção do Programa Jornada Ampliada,
dados que está em vigência
desde 2013. O programa da
Secretaria de Educação disponibiliza mais horas para
o professor fazer a preparação das aulas, já que os
professores assumem apenas uma turma e não duas
como de costume, criou déficit de mais de 180 turmas
sem professores e com o teto
elevado da folha que atualmente chegou a 59% e o
limite recomendado pela Lei
de Responsabilidade Fiscal
que é 54%, agravados pela
queda na arrecadação e nos
repasse do Governo Federal,
mostra que as receitas não
estão conseguindo acompanhar os aumentos da folha
com isso o município não
consegue cumprir a LRF, ficando também impedido de
fazer novas contratações, e
uma folha crescente que não
acompanha a arrecadação,
89% da folha é de servidores
efetivos, (concursados).
Olhando o Gráfico e
acompanhando a linha vermelha dos gastos com pessoal, (folha de pagamento)
podemos observar que em
2012 a folha era cerca de 73
milhões, já em 2017 essa folha cresceu sem aumento de
efetivo para ordem de cerca
152 milhões.
Outro dado curioso é o
custeio da máquina pública,
recursos utilizados para o
funcionamento do serviço
público, tais como combustível, material de expediente,
insumos, etc., comparando
o último ano da gestão do
ex-prefeito Geraldo Messias que ficou em cerca de
73 milhões e comparando
o primeiro ano do Governo
Hildodo Candango, podemos observar que esse custo caiu para cerca de 35%,
os gastos ficaram na casa
dos 48 milhões, uma redução significativa se compararmos o ano de (2017) do
prefeito Hildo, que foram
de 63 milhões e os gastos
do último ano de Geraldo
Messias (2012) que foram
de 73 milhões, mostra que
a administração de Hildo
do candango depois 5 anos
com uma inflação acumulada de 39,16% segundo IPCA
acumulado de 2012 a 2017,
manteve os gastos a baixo da
gestão de Messias.
O Secretário de EducaA dura realidade dos municípios do
Entorno de Brasília para fechar as contas
FOTO 02 - Redução do custeio e aumento dos
investimentos de Águas Lindas de Goiás
ção Deusimar Macedo falou que a criação da Jornada
Ampliada tem como objetivo de propor aos professores
novas formas de produzir
conteúdo e conhecimento
aos alunos, entretanto, após
a adequação para o sistema
da Jornada Ampliada, muitos municípios do Entorno,
inclusive o Distrito Federal
encaram uma dura realidade para fechar as contas uma
vez que precisam do dobro
de profissionais para suprir
as demandas.
De acordo com análise o
programa vem desestabilizando diversos municípios
do Entorno. Como foi o caso
de Águas Lindas que mesmo
com os esforços e investimentos do prefeito na área,
passou a ter 180 turmas que
não possuíam professores
por conta do déficit causado
pelo programa.
Em Águas Lindas a solução paliativa e emergencial com bastante esforços
da Secretaria de Educação,
a solução encontrada foi o
pagamento de horas extras
aos professores já lotados,
para que os mesmos assumissem as turmas sem
profissionais, situação que
sobrecarregou as contas do
município e os profissionais
da educação, ação necessária para que os alunos não
ficassem sem aula.
Para resolver de forma
ainda paliativa este déficit, o município conseguiu
realizar com o Tribunal
de Contas dos Municípios
(TCM) um TAC, com o município se comprometendo
na diminuição dos gastos
com a folha e o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi
solicitado a liberação da
autorização para a contratação de 150 profissionais
no sistema de contratos
temporários, com o TCM
autorizando a contratação
de apenas 90 profissionais.
A medida resolveu de
forma provisória as dificuldades da educação, porém
para o próximo ano se não
houver aumento na receita
do município terá que escolher se matem o Programa
Jornada Ampliada, no caso
da manutenção do programa, muitas turmas ficaram
sem professor.
Já a Prefeitura de Novo
Gama não pode realizar novas contratações, restando
apenas duas alternativas:
manter a Jornada Ampliada,
ficando assim com diversas
turmas sem professores, já
que ao seguir a iniciativa do
programa assumem apenas
uma turma ou tomar a decisão de finalizar o programa
e desta forma disponibilizar
estes professores já contratados para assumirem duas
turmas conseguindo suprir
as demandas e não prejudicar o andamento das aulas.
De acordo com informações, a implantação do Programa Jornada Ampliada apresenta índices negativos após sua implantação. No ano de 2015 o município regrediu na avaliação nacional, apresentando um resultado não satisfatório em relação ao IDEB. Como ficou constatado no último resultado de 2015, a nota obtida foi inferior ao resultado de 2013 nos anos iniciais. Há certa disparidade, levando em consideração os resultados dos anos anteriores. E não é só o Entorno que passa por estas dificuldades. O governador Ibaneis e o secretário de Educação, Rafael Parente, relataram a impossibilidades e necessidades de cancelar o programa. O secretário ainda destacou que a iniciativa não ocorre em outros estados e que é preciso atenção ao pensar nas medidas educacionais daqui pra frente. Em Brasília, os professores tem um bom tempo para coordenação. Os professores dão 25 horas de aula e têm três tardes de quatro horas para poder elaborar e programar suas atividades. Isso não existe em nenhum lugar do mundo. “Temos tudo para termos uma das melhores educações do país, porém a Capital Federal vem atingindo baixos índices nas avaliações Nacionais o que é preocupante e precisa ser repensado”, disse Rafael. O Programa Jornada Ampliada, foi criado pensando em uma melhor qualidade de ensino, com o professor preparando sua aula, o que podemos constatar que isso não acontece e existem várias denúncias de professores usando seu tempo extra para exercer uma segunda carga horária em outras escolas ou exercem outras atividades, mostrando a falha do programa Jornada Ampliada.
segunda-feira
Prefeito Hildo do Candango recebe comitiva de moradores da região Setor Coimbra
O prefeito Hildo do Candango recebeu na manhã desta quinta-feira (09), em
seu gabinete, uma comitiva de moradores e comerciantes da região do Setor
Coimbra, que estavam acompanhados pelo vereador J. Barros que é
representante da região na Câmara Municipal e também dos vereadores
Aluísio da Artec e Aderson da Modelli.
Os moradores expuseram as demandas que a comunidade almeja que sejam
sanadas, com por exemplo: a pavimentação da avenida que não se encontra
em mau estado em virtude das chuvas, a iluminação pública e regularização do
morador, e ao final respondeu pontualmente, explicando as medidas que já
foram sanadas.
Hildo anunciou a todos que a pavimentação asfáltica chegará ainda dentro
deste exercício à todas as ruas do Setor Coimbra e Laranjeiras. Já o setor Bela
vista ficará para uma segunda etapa, pois há a necessidade de investimentos
de galerias de águas pluviais. Na iluminação pública a Prefeitura está
conduzindo o processo licitatório para a execução de extensão de redes na
região. Em toda a cidade serão investidos cerca de três milhões de reais para
execução deste serviço em todo o município.
“Vivemos um momento de crise em todo o país, e estamos tomando todas as
medidas possíveis para a retomada de todas as obras, onde levaremos a tão
sonhada pavimentação às ruas do setor.
Já equacionamos o problema dos limites do Parque Estadual, onde parte do
setor estava inserida na poligonal e impedia que fizéssemos obras desta
natureza. Os limites do Parque foram adequados e agora poderemos avançar.
Na questão da principal avenida, vamos executar a implantação do asfalto
quente, mas precisamos também do compromisso dos comerciantes de não
jogar água com produtos químicos na via, pois o detergente destrói o asfalto
com o tempo, inclusive vou orientar os fiscais para imporem medidas mais
severas com a imputação de multas, seja ambiental que são mais pesadas e
também do código de posturas do município.
Já o posto de saúde do Setor Coimbra, houve um impedimento na licitação e
precisamos refazer todo o processo, e já está sendo finalizado, e eu irei
na rua da Escola Municipal Roberto Alves, iremos construir calçadas
padronizadas para levar segurança ao pedestre.
Agradeço o apoio do vereador J. Barros, que representa o Setor Coimbra na
Câmara Municipal, tem sofrido como eu com as legítimas reinvindicações da
comunidade. Na questão da regularização fundiária da região, é um
compromisso nosso entregar na nossa gestão toda a cidade regularizada, onde
entregaremos para mais de cinco mil famílias o título de propriedade e as
escrituras. Este é o nosso compromisso”, disse o prefeito.
O vereador J. Barros disse que a pressão da comunidade é grande, pois
almejam que os benefícios cheguem a todos estes desafios que são
enfrentados, para que estas medidas cheguem de fato a todos. “Ao ouvir o
prefeito dando as respostas que a comunidade aguarda e na medida que estas
coisas irão acontecendo, este sentimento ficará para trás”, disse o vereador.
CRISTALINA A meta é ampliar cada vez mais o incentivo e a pratica esportiva
Incentivando a prática esportiva. A meta
é ampliar cada vez mais. É o que se percebe,
nas atividades do Presidente da Câmara
Municipal de Cristalina, Bernardo Fachinello e o vereador, Pablo Magela, quando o
assunto é esporte.
A Prefeitura de Cristalina quer oferecer
ainda mais o esporte na cidade em 2019.
Foi colocada em prática, mais uma edição
do torneio de futebol do trabalhador, onde
28 times animam o campeonato nos campos do Jovelino.
Entre os destaques, o time da Câmara Municipal de Cristalina, que também
entrou na disputa do título. Os esportistas
demonstraram empolgação com o incentivo apresentado pelo executivo e legislativo,
como parceira do esporte.
“Com o apoio do prefeito, Daniel do
Sindicato e do Presidente da Câmara,
Bernardo Fachinello, ficamos mais confiantes” Disse o atleta.
“Agora estamos animados para conseguir novos apoiadores”. Concluiu. O ano de
2019 deverá ser repleto de atividades esportivas em Cristalina-GO.
Luiz Alberto Jiribita e Eduardo Rangel se reúnem com ministro da Saúde para tratar de demandas de Águas Lindas
A tarde desta quarta-feira (08) foi repleta de audiências, e para dar conta dorecado o prefeito Hildo do Candango e o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita
dividiram a agenda.
O objetivo destas audiências é a busca incessante de recursos para atender a
demanda dos munícipes. Hildo do Candango acompanhado do secretário de
obras, Dinando, tiveram uma reunião com dirigentes da Caixa Econômica
Federal, para tratar da retomada das obras do município. Enquanto isto, o vice-
prefeito acompanhado do secretário de saúde, Eduardo Rangel, tiveram
encontro com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para discutir as
demandas da área no município.
O esforço valeu a pena, no encontro com o ministro da saúde, o vice-prefeito
Luiz Alberto Jiribita apresentou as demandas que são: a regularização dos
repasses ao Governo do estado de Goiás, para a finalização do Hospital
Regional de Águas Lindas e a liberação de cerca de um milhão e novecentos
mil, fruto de emendas parlamentares que estavam retidos.
“O ministro se mostrou solidário para com as demandas do nosso município e
da região que tem grande importância estratégica para o Governo. Desta
forma, ele deu aval e encaminhará os pleitos para serem solucionados. O
prefeito está em um outro encontro na CEF para garantir as retomadas e
finalização das obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica”, informou o
vice-prefeito.
Eduardo Rangel descreveu também que a liberação dos recursos de emendas
parlamentares são de extrema importância para a aperfeiçoamento da rede
municipal de saúde. “As emendas parlamentares foram enviadas para o
aperfeiçoamento do atendimento na rede municipal de saúde nas áreas de
média e alta complexidade, desta forma vamos aumentar a eficiência do nosso
atendimento”, disse Eduardo.
O ministro da saúde Luiz Henrique Mandeta, informou ainda ao grupo que foi
realizado o último repasse ao Governo do estado referente ao convênio da
construção do Hospital Regional de Águas Lindas HUGO 09, garantindo assim
a sua conclusão.
VALPARAÍSO DE GOIÁS Dia “D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe
A população de Valparaíso de Goiás foi
aos postos de saúde no sábado (4) para se
vacinar contra a gripe. A ação do Dia D da
campanha de vacinação ocorreu em todo
o município. Todos os postos de saúde ficaram abertos durante o dia para atender
a população.
O secretário municipal de Saúde destacou que todas as unidades de saúde participaram do Dia D, e lembrou que a campanha
segue nos dias úteis. A Vigilância em Saúde
por meio de sua diretoria afirmou que os
grupos prioritários são vacinados primeiramente devido à baixa imunidade.
A vacina foi destinada ao público-alvo,
que é composto por: Pessoas a partir dos
60 anos de idade; Crianças de seis meses a
cinco anos de idade; Gestantes, ou mulheres
que deram à luz há até 45 dias; Trabalhadores da saúde; Pessoas com doenças crônicas; indígenas e Professores.
Setor Coimbra tem obras das calçadas iniciadas
Todas as obras de infraestrutura do município serão retomadas, o anúncio foifeito pelo prefeito Hildo do Candango em recente reunião entre dirigentes da
Caixa Econômica Federal e a equipe técnica do governo municipal.
O prefeito ressalta que a região do Setor Coimbra receberá um grande
montante na área de infraestrutura, como por exemplo: na área da
pavimentação das ruas, como também na área da saúde com a construção da
UBS do setor, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da equipe
e por consequência o atendimento à comunidade.
Desde a manhã da última sexta-feira (10), dezenas de metros de calçadas
começaram a ser construídas no Setor Coimbra, já levando mais segurança
aos pedestres que utilizam a via que passa em frente a Escola Municipal
Roberto Alves.
“Tivemos um período chuvoso muito atípico e muitos serviços foram
prejudicados, mas não ficamos parados, tomamos todas as providências para
sanar problemas burocráticos que impediam os avanços das benfeitorias”,
disse o prefeito Hildo do Candango.
O Setor Coimbra foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas, o que
comprometeu a principal via de acesso, a via e uma GO. E sem um convênio
especifico o município não poderia realizar as intervenções necessárias.
“O Coimbra tinha vários impedimentos, um deles é que a principal via é a GO
547, que pertence ao governo do Estado, mas já conseguimos assinar o
Convênio específico, para que o município possa realizar estas intervenções,
em trechos de GO´s em perímetros urbanos das cidades, assim superando
esta dificuldade”, descreveu Hildo do Candango.
“Superado isto, a hora agora é de muito trabalho, e pedimos a compreensão da
comunidade para os transtornos que obras deste tipo trazem, mas o importante
é que os benefícios são duradouros e vão melhorar a qualidade de vida da
comunidade”, finalizou o prefeito.
Viva a melhor idade: Serviço de Convivência Núcleo Idoso tem comemoração dos aniversariantes do mês
Na manhã desta sexta-feira (10) o Serviço de Convivência Núcleo Idoso, maisconhecido como CCI (Centro de Convivência do idoso) houve uma
comemoração dos idosos para os aniversariantes do mês e também pelo
aniversário da secretária de Assistência Social que ocorreu também neste mês.
A comemoração teve a presença dos inscritos no Serviço de Conivência e
convidados, como também do prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, e
da secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa.
Durante a festividade, com carinho e satisfação o prefeito Hildo do Candango
relembrou que as obras do novo espaço de convivência dos idosos poderá
pronto até o final deste ano.
Em meio a música e felicitações a secretária de Assistência Social agradeceu o
carinho, “me sinto honrada de fazer parte das festividades do Serviço de
Convivência, pois este serviço é oferecido para que os vínculos familiares
sejam fortalecidos, como também para a melhor idade aproveitar para fazer
rodas de conversas, dividir experiências e ter acesso ao convívio comunitário, e
pode ter certeza, aqui encontramos alegria”.
APARECIDA DE GOIÂNIA Em projetos sociais ENEL troca lâmpadas em Aparecida de Goiânia
A Enel Distribuição Goiás ofereceu troca de lâmpadas na quinta (9) e
sexta-feira (10) para os moradores do
Setor Sítio Santa Luzia, em Aparecida
de Goiânia, e do Setor Novo Horizonte, em Goiânia. As ações foram
realizadas em parceria
com a Associação Metodista Assistencial de
Educação Infantil e o
Instituto Total Educação e Cultura, que receberam recursos do
programa Luz Solidária Enel. Cada cliente
podem trocar até três
lâmpadas antigas, incandescentes ou fluorescentes, que têm alto
consumo de energia, por outras mais
modernas e econômicas, de LED.
Para participar, basta levar um documento oficial com foto, a última conta de energia paga e as três lâmpadas
para serem trocadas.
A Associação Metodista Assistencial de Educação Infantil recebeu
apoio da distribuidora para o Projeto
Florescer, que oferece cursos de qualificação profissional para mulheres
atendidas pela instituição. Com apoio do
Luz Solidária Enel, a instituição comprou
todos os insumos necessários para as oficinas e contratou professores especializados.
Por meio do Luz Solidária Enel, a distribuidora viabiliza projetos desenvolvidos
por instituições que atendem famílias em
situação de vulnerabilidade social. Todo o
recurso arrecadado por meio das doações
dos clientes é destinado aos projetos previamente inscritos e aprovados pelo programa.
PIRENÓPOLIS Setor hoteleiro já responde por ¼ dos empregos diretos
O Censo Hoteleiro de Pirenópolis realizado em parceria entre a Goiás Turismo
e a Associação Brasileira de Indústrias de
Hotéis - Goiás (ABIH), aponta que os empreendimentos de hospedagem de Pirenópolis são responsáveis pela contratação
direta de 911 funcionários na cidade sob o
regime CLT. Levando-se em consideração
os dados do Ministério do Trabalho e do
Emprego (MTE) e da Relação Anual das
Informações Sociais (RAIS) de 2017, que
apresentavam 3.992 postos de trabalhos
registrados na cidade, o número do censo
indica que quase 23% estavam relacionados com o setor hoteleiro. O número cresce
se considerado os empregos indiretos. Em
cada emprego formal, três indiretos são
gerados, o volume de ocupação no setor
hoteleiro chega a 3199 postos de trabalho.
A quantidade chega a ser maior do que a
totalidade da População Economicamente
Ativa (PEA) ocupada da cidade divulgada
pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) em 2016: 3147 moradores, o
que corresponde 12,8% da população.
ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS Aleandra Sousa reassume Secretaria de Assistência Social de Águas Lindas
A primeira-dama de Águas Lindas de
Goiás, Aleandra Sousa, reassumiu os trabalhos à frente da Secretaria Municipal de
Assistência Social nesta última semana.
Aleandra foi a responsável pela pasta até o
mês de abril de 2018. Na ocasião, a secretária elogiou o trabalho realizado por Maria
Fábia que deu continuidade aos trabalhos
e programas da Secretaria. “Todas as ações
de governo do prefeito Hildo do Candango
tem a mão parceira do vice-prefeito Jiribita,
aqui na Assistência Social não é diferente
e tenho sempre contado com o apoio da
Fábia, ela não sairá da Secretaria, pois trabalharemos juntas para a promoção da
cidadania daqueles que procuram os nossos
serviços”, disse a secretária de Assistência
Social, Aleandra Sousa. Dando iniciou aos
trabalhos como secretária, Aleandra teve
uma agenda extensa, visitando as unidades
CRAS Barragem 2, Santa Lucia e o Serviço de
Convivência Núcleo Criança e Adolescente
no Jardim Pérola 2.
Manejo Ambiental: Jardim Barragem 3 e 4 recebem ação de mobilização contra a dengue
A Prefeitura de Águas Lindas realizou no último sábado (11) nos setores
Jardim Barragem 03 e Jardim Barragem 04, uma grande mobilização para o
combate ao mosquito transmissor da dengue. A ação envolve a Secretarias de
Saúde, a Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de
Bombeiros.
O vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita é o coordenador das ações, que visam o
controle de infestação do mosquito no município. “As informações que a
coordenações de endemias nos repassaram é que estamos com índice de
infestação de 1.5%. Isto para o Ministério da Saúde é considerado de médio
risco para uma epidemia, por isto estamos fazendo todos os esforços
necessários para impedir o avanço.
Nós precisamos muito da participação da comunidade, para que isto não
ocorra, não jogando lixos em terrenos baldios e verificando o interior de seus
imóveis. Não podemos brincar, a dengue está matando, precisamos fazer a
nossa parte”, disse o vice-prefeito.
O balanço divulgado pela Coordenação de Endemias, informa que nesta ação
participaram efetivamente: 43 Agentes de combates a endemias, 40 servidores
da Secretaria de Obras e vários veículos e máquinas pesadas para retirada dos
entulhos.
O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lourisvan
Santiago, também informou que foram 4.140 domicílios visitados e nestes
realizadas as inspeções. Deste total 581 imóveis se encontravam fechados, o
que requer um trabalho de retorno para garantir a eliminação dos focos.
“Identificamos 23 imóveis com focos do mosquito vetor, no qual foi feito o
trabalho de bloqueio e eliminação. Um grande percentual de infestação se
encontra dentro das residências, por isso há a necessidade dos moradores
observarem todo e qualquer lugar que possibilite a procriação do mosquito”,
disse Lourisvan.
A ação contou com a presença do secretário de Saúde, Eduardo Rangel, do
secretário de Obras, Dinando, do secretário de Meio Ambiente, Lúcio Mauro, e
lideranças comunitárias, além dos servidores já destacados.
Secretário de habitação reúne-se com moradores do setor Mansões Lago do Descoberto
Por determinação do prefeito Hildo do Candango, a equipe técnica da
Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários de Águas Lindas, pasta
coordenada pelo secretário Giovane Machado, trabalha intensamente para
levar a regularização fundiária a diversos setores do município. Dentro deste
trabalho, na última sexta-feira (10), Giovane reuniu-se com os moradores do
setor Mansões Lago do Descoberto para tratar do tema.
Na oportunidade, Giovane Machado explicou aos moradores o funcionamento
do processo de regularização fundiária, deixando bem claro, que o processo do
setor Mansões Lago do Descoberto é bastante delicado, pois o loteamento foi
implantado sem atender alguns pré-requisitos essenciais, o proprietário do
loteamento é falecido e foram feitos diversos reparcelamentos irregulares, não
existindo ainda nenhum mapa atualizado do bairro, ou mesmo o memorial
descritivo ou histórico das ocupações.
“Estamos trabalhando muito para que a regularização fundiária chegue a todos
os proprietários de imóveis. Mas devemos fazer tudo dentro da Lei, para que
no futuro nenhum morador tenha problema. O setor Mansões Lago do
Descoberto tem uma série de pendências, são lacunas a serem preenchidas
para que possamos obter êxito no processo, e contamos com a participação de
cada morador”, falou o secretário.
“A região possui uma série de fatores que dificultam a regularização fundiária,
mas estaremos buscando junto aos herdeiros do loteador, mecanismos para
que possamos efetivar esta demanda tão esperada por todos”, concluiu.
Todos os bairros da nossa cidade terão acesso à regularização fundiária, e
neste intuito a equipe técnica vem trabalhando com bastante determinação e
afinco. A medida irá atingir cerca de 5 mil famílias, que terão acesso ao
documento de certificação fundiária possibilitando assim o acesso a escritura
definitiva, que deverá ser gratuita.
Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários de Águas Lindas, pasta
coordenada pelo secretário Giovane Machado, trabalha intensamente para
levar a regularização fundiária a diversos setores do município. Dentro deste
trabalho, na última sexta-feira (10), Giovane reuniu-se com os moradores do
setor Mansões Lago do Descoberto para tratar do tema.
Na oportunidade, Giovane Machado explicou aos moradores o funcionamento
do processo de regularização fundiária, deixando bem claro, que o processo do
setor Mansões Lago do Descoberto é bastante delicado, pois o loteamento foi
implantado sem atender alguns pré-requisitos essenciais, o proprietário do
loteamento é falecido e foram feitos diversos reparcelamentos irregulares, não
existindo ainda nenhum mapa atualizado do bairro, ou mesmo o memorial
descritivo ou histórico das ocupações.
“Estamos trabalhando muito para que a regularização fundiária chegue a todos
os proprietários de imóveis. Mas devemos fazer tudo dentro da Lei, para que
no futuro nenhum morador tenha problema. O setor Mansões Lago do
Descoberto tem uma série de pendências, são lacunas a serem preenchidas
para que possamos obter êxito no processo, e contamos com a participação de
cada morador”, falou o secretário.
“A região possui uma série de fatores que dificultam a regularização fundiária,
mas estaremos buscando junto aos herdeiros do loteador, mecanismos para
que possamos efetivar esta demanda tão esperada por todos”, concluiu.
Todos os bairros da nossa cidade terão acesso à regularização fundiária, e
neste intuito a equipe técnica vem trabalhando com bastante determinação e
afinco. A medida irá atingir cerca de 5 mil famílias, que terão acesso ao
documento de certificação fundiária possibilitando assim o acesso a escritura
definitiva, que deverá ser gratuita.
quarta-feira
SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO Pedido de denúncia e afastamento do prefeito é aprovado pela Câmara
A presidência da Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto
colocou em pauta na sessão ordinária do dia 07 de maio, o pedido de
afastamento contra o prefeito Adolfo
Lohrmann. A denúncia foi protocolada pelo cidadão Alexandre Sousa Gomes, e
traz vários documentos
comprovando as irregularidades do prefeito.
Os vereadores aprovaram o pedido por unanimidade.
Foi criada uma comissão para analisar
o processo composta
pelos vereadores Vandilson Felipe do Santos
como presidente da comissão, Lucimar Pereira Braga como Relator
e Valdeir Pereira Filho (Meu Preto)
como membro. A comissão tem até o
dia 18 de março para notificar o prefeito sobre o processo. Após recebido
o chefe do poder executivo tem um
prazo de 10 dias para apresentar sua
defesa a comissão.
Após receber defesa do prefeito a comissão processante tem prazo de 05 dias para
emitir parecer pelo prosseguimento ou não
das denúncias, neste caso deverá ser submetido ao plenário o parecer do relator. Em
90 dias contando da data em que se efetivou
a notificação do denunciado a Câmara vota
em definitivo pelo arquivamento do processo ou afastamento do prefeito.
APARECIDA DE GOIÂNIA Aparecida é Show começa nesta quarta (8)
Tem início nesta quarta-feira, 08 e segue
até domingo, 12, a 9ª edição do Aparecida
É Show. O evento deste ano, que marca as
comemorações do aniversário de 97 anos
de fundação da cidade, terá como atrações
shows sertanejos nacionais e apresentações
de artistas locais. O tradicional Rodeio em
Touro, que começa na quinta-feira, 09. A
novidade deste ano ficou por conta dos
portões abertos todos os dias, que segundo
o prefeito Gustavo Mendanha, é uma forma
de toda a população aproveitar os festejos
do município.
Os portões do Centro de Cultura e Lazer
José Barroso serão abertos todos os dias a
partir das 19h. A primeira noite de shows
será voltada para o gênero gospel, com
apresentações de artistas das congregações
da região metropolitana e ministração de
louvor e da palavra cristã. O encerramento
ficará por conta da cantora gospel Isadora
Pompeo. Já a segunda noite será animada
pelo embaixador sertanejo Gusttavo Lima.
Na sexta-feira, 10, quem sobe ao palco é o
fenômeno da música Jenifer, Gabriel Diniz.
No sábado, 11, a noite será comandada
pelas mulheres. Naiara Azevedo cantará
sucessos como 50 reais
segunda-feira
GOIÂNIA Lêda Borges propõe medidas para garantir segurança nas escolas estaduais
Dois dias após o assassinato do
professor e coordenador Julio César
Barroso de Sousa por um estudante
de 17 anos, no Colégio Estadual Céu
Azul, no município de Valparaíso de
Goiás, a deputada estadual Lêda Borges (PSDB), apresentou
uma série de solicitações
que visam tornar as escolas estaduais mais
seguras. Ao todo, foram
apresentados três requerimentos e um projeto de lei durante sessão
plenária da Assembleia
Legislativa (Alego) na
quinta-feira (2).
Dentre as solicitações estão a instalação
de câmeras internas nos colégios;
contratação de segurança armada
nas escolas, além da implantação do
Batalhão Escolar da Polícia Militar
em Valparaíso de Goiás.
PROJETO DE LEI
Lêda Borges também apresentou o projeto de lei que altera o
nome do Colégio Estadual Céu Azul
para Professor Júlio Cesar Barroso de Sousa. A propositura é uma
homenagem ao professor e coordenador
vítima da violência na escola em questão.
Segundo a tucana, o coordenador era um
profissional dedicado, de caráter incomparável, e se esforçava ao máximo para
resolver os problemas e demandas do local.
Na ocasião, a parlamentar solicitou à Comissão de Educação da Alego, que realize uma
audiência pública na região do Entorno, com o
objetivo de buscar saídas e encontrar alternativas e instrumentos públicos para promover
mais segurança nas escolas de Goiás.
BRASÍLIA-DF Meio Ambiente dará R$ 2 bilhões para prefeituras no próximo ano
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo
Salles, dará R$ 750 milhões até o fim do ano
para prefeituras que criarem centros de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos.
No ano que vem, serão mais R$ 2 bilhões.
Esses recursos devem ter 1 peso significativo
para aumentar o apoio do governo no Congresso para aprovação da PEC (proposta
de emenda à Constituição) da Previdência,
além de outras reformas. Afinal, prefeitos
influenciam deputados federais e senadores, que precisam deles para se reeleger. E os
alcaides ficarão especialmente felizes com
a possibilidade de ganhar dinheiro novo às
vésperas das eleições municipais. A ação
também pode ter grande impacto na aceitação do governo de Jair Bolsonaro em 1 segmento no qual enfrenta resistência: eleitores
que moram em cidades e têm preocupação
ambiental. Trata-se de 1 programa concreto,
com desembolso já previsto, para solucionar um problema premente nas cidades.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO SAÚDE E EDUCAÇÃO Tocantins se une em apoio ao Maio Amarelo e promove ações por um trânsito mais seguro
Maio é o mês em que o
mundo inteiro se une em
prol das ações por um trânsito mais seguro. O movimento internacional Maio
Amarelo tem o intuito de
estimular a participação
em conjunto com a população, governos e entidades, com campanhas para
atenção da população aos
altos índices de mortes e
feridos no trânsito.
No Tocantins, diversos
órgãos do Governo estadual se uniram para promover ações que vão chamar
a atenção da sociedade
tanto do lado educativo e
preventivo quanto de fiscalizações que serão realizadas por meio de operações
especiais e blitze. Dentre
os órgãos envolvidos estão
o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins
(Detran/TO); Secretaria de
Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); Polícia Militar (PM); Corpo de
Bombeiros Militar (CBM);
Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) e a Agência
Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).
DADOS
Segundo o Corpo de
Bombeiros, em 2018 foram
contabilizadas 3.409 ocorrências acidentes no trânsito no Tocantins, sendo
165 por atropelamentos,
199 de apotamentos/tombamentos e 3.045 de colisões/quedas. Já em 2019,
até o início de maio, foram
atendidas 852 ocorrências
no trânsito.
Conforme a Secretaria
de Estado da Saúde, houve
465 óbitos por acidentes
de trânsito, em 2018, com
uma redução de 20% das
ocorrências em relação ao
ano anterior. Dados apontam também que 35% das
vítimas têm entre 18 e 25
anos. Em Palmas, a principal causa dos acidentes no
ano de 2018 está relacionada ao excesso de velocidade, totalizando 47% das
ocorrências e, 25% dos acidentes aconteceram após
a ingestão de bebidas alcoólicas. Tamires Rodrigues/
Governo do Tocantins
Assinar:
Postagens (Atom)










