segunda-feira

Médico avalia testar se Maguito Vilela consegue respirar sem ajuda de aparelho

 

Por Vanessa Martins, G1 GO

 





--:--/--:--

Médico de Maguito Vilela fala sobre evolução do tratamento do prefeito eleito

O pneumologista Marcelo Rabahi, que acompanha o quadro de saúde do prefeito eleito de GoiâniaMaguito Vilela (MDB), afirmou nesta segunda-feira (30) que o paciente pode passar por um teste para analisar se já consegue respirar sem ajuda de aparelhos. Diagnosticado com Covid-19, o político está há mais de um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einsten, em São Paulo (SP).

Maguito estava sedado desde o 1º turno das eleições, mas, segundo o filho dele e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, a sedação foi reduzida no domingo (29), quando Maguito derramou lágrimas ao ser informado que foi eleito. Por causa do tipo de sedativo, Daniel ponderou que é possível que o pai já não se lembre de ter recebido a notícia.

Maguito Vilela foi eleito prefeito de Goiânia com 52% dos votos válidos. Ele venceu Vanderlan Cardoso (PSD),

Maguito Vilela aparece sorrindo em foto tirada antes da sedação — Foto: Reprodução

Maguito Vilela aparece sorrindo em foto tirada antes da sedação — Foto: Reproduçã

Rabahi acompanha o quadro de saúde do prefeito eleito desde o início da internação. Segundo ele, Maguito tem apresentado melhora progressiva nos últimos dias.

“Os exames de ontem foram muito bons. Estamos decidindo se faremos o teste de 12 horas sem a ECMO [aparelho ligado ao corpo que imita as funções do pulmão] hoje ou amanhã. Há uma semana ele precisa da máquina só para retirada do gás carbônico, ou seja, há dias que ele já consegue inalar o oxigênio sem ajuda”, detalhou.

O médico explicou que a inflamação nos pulmões de Maguito é o que o mantém internado. Ele completou que “há indícios de que o paciente está se recuperando” dessa condiçã

Entrada do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo — Foto: AFP Photo/Nelson Almeida

Ainda de acordo com o especialista, Maguito está sedado, mas, como é de praxe, tem alguns momentos de despertar, ainda inconscientes. Além disso, por causa da dificuldade para respirar, o paciente está passando por hemodiálise, a qual poderá ser interrompida assim que ele for liberado da ECMO.

“Ele está com hemodiálise contínua, mas não tem nenhuma lesão nos rins. À medida que se consegue equilibrar a acidez do sangue, pode se tirar a ECMO e a diálise também”, completou.

Evolução do quadro

político testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiâni

Em 27 de outubro, ele recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, foi transferido para São Paulo.

Em 30 de outubro, Maguito foi entubado, pela primeira vez, após piora no quadro respiratório. Em 8 de novembro, ele voltou a respirar sem o equipamento. O político apresentou piora e voltou à ventilação mecânica em 15 de novembro, dia da votação. Dois dias depois, o candidato iniciou o tratamento respiratório com ECMO.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de 10 dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí, cidade natal do político localizada no sudoeste de Goiás.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também