sábado

Caravana das Cidades, a busca por lugares sustentáveis

Prefeito Geraldo Messias e o secretário da pasta, Igor Montenegro.
Na manhã desta quarta-feira, dia 28.03, Águas Lindas de Goiás recebeu o projeto “Caravana das Cidades”, com o Programa Cidades Sustentáveis, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria das Cidades e que vai contemplar 30 municípios goianos. A apresentação aconteceu no salão de Múltiplas Funções da Secretaria de Ação Social e Cidadania, pelo secretário da pasta, Igor Montenegro e reuniu cerca de 300 pessoas entre populares, políticos e autoridades locais.

A mesa principal com prefeito Geraldo Messias, secretários e palestrantes.
“É um enorme prazer receber um projeto como este na nossa querida Águas Lindas”, disse o prefeito anfitrião, Geraldo Messias. Conforme ele, saber que tem que gente que está e se preocupa com a qualidade de vida do planeta é muito bom e, por isso, o governo de Goiás podia contar com a cidade de Águas Lindas.
Um grande público acompanhou as palestras e as oficinas
O programa visa ajudar prefeitos, vereadores e toda a sociedade civil a elaborar e implantar políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de população. “Vamos ouvir a todos dos 30 municípios com humildade para pode decidir com propriedade”, categorizou Igor Montenegro. Segundo ele, as tomadas de decisões no âmbito do programa tem o apoio direto da comunidade, afinal a idéia central é a construção de cidades sustentáveis com soluções modernas no que se refere a fatores como habitação; mobilidade e trânsito; saneamento e desenvolvimento urbano.
Verador Rogemberg, presidente do Legislativo local parabenizou pelo evento.
O Cidades Sustentáveis, iniciado no último dia 6 na cidade de Minérios, tem plataforma de 12 eixos, com metas concretas para promoção do desenvolvimento econômico; da justiça social; do equilíbrio ambiental e da diversidade cultural nos municípios. Conforme o programa, os 30 municípios selecionados para desenvolver o projeto têm até dezembro de 2013 para concluir seus planos municipais de saneamento básico, sendo o que se refere a resíduos sólidos tem que estar concluído em agosto deste ano e o de eliminação de lixões em agosto de 2014. 
Secretário Montanha entrega traféu co prefeito Geraldo Messias.
Como um dos pilares do programa é a habitação popular, juntamente com o macrozoneamento ecológico e econômico; saneamento e mobilidade urbana e trânsito, para mostrar que a municipalidade está adiantada quanto à elaboração do seu Plano Diretor Local, o secretário de Obras, Marcos Domingos fez apresentação sobre a quantas anda o mesmo e enfatizou que a qualidade de vida do aguaslindense norteou todo o estudo.
O projeto, na parte da tarde, se dedicou ao desenvolvimento de oficinas sobre o trabalho do observatório de Mobilidade e Saúde Humanas e sobre os Planos Municipais de Saneamento e Resíduos Sólidos.

Texto : Afrânio Pedreira
Fotos : Beto Castanheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também