segunda-feira

Durante Balanço de Governo, prefeito anuncia que a ordem de serviço para a reforma do Hospital Bom Jesus será assinada na próxima quinta (26)

 

A live semanal do Balanço de Governo desta quarta-feira (18/8) começou com uma mensagem de condolência a família do ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, Luiz Alberto Jiribita, que faleceu aos 69 anos, nesta terça-feira (17), de complicações em decorrência da covid-19. Conforme fez questão de lembrar o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, durante a live, Jiribita foi um dos primeiros políticos que o mandatário teve contato quando chegou a Águas Lindas. “Ele me recebeu com todo carinho, sempre com um sorriso no rosto. Vai deixar muito saudade”, declarou o Prefeito Dr. Lucas Antonietti.

O vice-prefeito Jorge Amaro também falou sobre o ocorrido e desejou força aos familiares para enfrentar a momento difícil de perder um ente querido. “Espero que Deus possa confortar a todos neste momento delicado. Jiribita não foi só um político, foi também um cidadão atuante”, disse o Vice-Prefeito Jorge Amaro.

Em seguida, o prefeito discorreu sobre a vacinação contra a covid-19 – que no momento está imunizando jovens com 18 anos – e que já atingiu a marca de 145 mil pessoas vacinadas com a primeira dose. O prefeito também disse que aguarda autorização do Ministério da Saúde para iniciar a aplicação da terceira dose nos idosos.

Como médico,Dr. Lucas Antonietti falou que mesmo após ter sido vacinado, as pessoas precisam manter os devidos cuidados, como uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e evitar aglomerações. “Assim que possível nós estaremos baixando ainda mais a idade para pegarmos os adolescentes de 12 a 16 anos”, disse o prefeito.

Hospital

Uma das principais informações dada durante a live foi o anúncio de que, na próxima quinta-feira (24/8), será assinada a ordem de serviço que autoriza a reforma do Hospital Municipal Bom Jesus.

Pelo novo projeto, a unidade será completamente reformada o que permitirá a ela realizar pequenas cirurgias que hoje são feitas fora do município. O hospital passará a ter 50 leitos, sendo que dez serão reservados para a implantação de UTIs.

“Não vejo a hora de começar logo para vermos um novo hospital. Isso é um sonho da nossa população, que durante muito tempo reclamou do hospital, dizia-se que nem tínhamos hospital na cidade. Agora queremos mudar isso”, ressaltou o vice-prefeito Amaro.

Ainda sobre o âmbito da saúde, o prefeito lembrou que voltou a falar com o governo de Goiás para saber sobre o andamento das obras do Hospital Regional. Segundo Antonietti, haverá um atraso de duas semanas para o início das obras, mas eles deverão começar em setembro, conforme já garantido pelo govenador do estado, Ronaldo Caiado (DEM). “O governador reafirmou o compromisso da retomada das obras e da entrega no próximo ano”, disse o prefeito.

Raio-X digital

Agora, tanto o Hospital Bom Jesus quanto a UPA estão atendendo os pacientes com aparelhos de raio-X digitais. Os equipamentos, além de produzirem melhores imagens e mais precisas, são também menos prejudiciais a saúde dos pacientes e funcionários.

Infraestrutura

O prefeito comentou sobre a ação do governo que está trocando as antigas lâmpadas amarelas dos postes da iluminação pública por lâmpadas de LED. De acordo com Antonietti, nos bairros Sol Nascente e Setor 7 a implantação das novas luminárias já foi concretizada. “Nossa meta é para intensificarmos a nossa iluminação para chegarmos até o final do nosso mandato com 100% de iluminação LED em nossa cidade”, garantiu o prefeito.

Também foi falado a respeito das ações na infraestrutura urbana, como a limpeza das rodovias, das marginas e dentro dos bairros; a retirada de entulhos em diversas partes da cidade; e a manutenção nas estradas rurais.

“Realmente nossas equipes têm trabalhado, porque como a gente sempre fala, a cidade é grande, a demanda também, mas nós estamos trabalhando para proporcionar para você uma cidade mais limpa, mais organizada”, destacou Jorge Amaro.

Educação

Sobre a pasta da Educação, o prefeito lembrou que nesta semana já inicia a primeira reforma de um conjunto de 10 unidades que serão reformas nos próximos meses. “Começaremos a reforma de 10 escolas para que a gente preparar os locais para recebermos os nossos alunos da melhor forma possível”, disse.

Conforme afirmou Antonietti, ainda não há previsão para o retorno das aulas, que só deverá acontecer depois que todos os professores e funcionários tiverem tomado a segunda dose. “Assim que tivermos segurança, com toda equipe vacinada, nós estaremos programando e avisando sobre o retorno”, disse.

O prefeito falou ainda sobre o novo projeto que estará nas escolas com o retorno das aulas, que irá fazer avaliações oftalmológicas em alunos com idade acima de 3 anos para saber sobre a necessidade do uso de óculos. “Eu sei que a alteração visual impacta no aprendizado. Então nós estamos trabalhando sobre um projeto junto com o secretário de Educação, Evandro, para que a gente possa fazer essa avaliação em todos os alunos”, afirmou Antonietti.

Audiência Pública

Outro assunto mencionado durante o Balanço de Governo foi a realização da audiência pública na Câmara de Vereadores de Águas Lindas, com a presença do O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), Valter Casimiro, para discutir assuntos relacionados ao transporte público interestadual entre Águas Lindas e o DF, que agora não é mais de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas sim do GDF.

“Foi uma audiência muito produtiva onde nós dialogamos com o Walter e mostramos a ele a necessidade de realmente olharmos com carinho para nossa cidade”, disse o prefeito.

Ele aproveitou para convidar a população a participar da audiência pública – que ocorrerá pela internet – no próximo dia 20 de agosto, às 14h, para tratar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025; da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) DE 2022; e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.

Populares

Vila Olímpica – Em resposta a pergunta de um morador, que queria saber sobre a construção de uma Vila Olímpica na cidade, o prefeito lembrou que estão nos planos de governo a atual gestão, a execução de três projetos que visam à melhoria da qualidade de vida por meio da prática esportiva e do lazer.

Um dos projetos é a construção de um campo sintético e uma pista de caminhada; o outro é a criação do Parque da Cidade, que já está com o projeto arquitetônico pronto, aguardando apenas os tramites legal; e o terceiro será a construção de um Centro Olímpico, na região do Camping Club, onde será construída uma pista de caminhada, um campo de futebol sintético e uma academia ao ar livre.

“As pessoas não mais precisarão sair daqui para fazer suas corridas, andar de bicicleta; elas terão um lugar para passear com a família já nos próximos anos”, garantiu o prefeito.

Faixas de pedestres – Uma moradora quis saber sobre a sinalização das ruas, em especial, na Avenida JK, onde, conforme ela lembrou, as faixas de pedestres ainda não foram pintadas. O prefeito esclareceu que, no caso do Jardim Brasília, as sinalizações serão feitas em parceria com o governo de Goiás, por meio do programa Sinaliza Goiás, já nas próximas semanas.

Creche – Outro morador perguntou sobre a possibilidade da creche do bairro Paraíso começar a funcionar. O prefeito lembrou que, não só a creche mencionada, como todas as demais que estão fechadas, seguem impedidas de funcionarem em razão da falta de credenciamento junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também