quinta-feira

Duas novas varas criminais para Águas Lindas.

O prefeito Geraldo Messias com Secretário de Segurança de Goiás João Furtado.(Beto Castanheiro)
Afrânio Pedreira
O desembargador Vitor Barbosa Lenza, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na manhã desta quarta-feira (15), assinou decreto para instalação de duas novas varas criminais em Águas Lindas de Goiás. Com isto, a municipalidade totaliza cinco varas, sendo três delas cíveis para tratar de assuntos de natureza patrimonial como obrigações e contratos, por exemplo. A cerimônia aconteceu no auditório do Fórum da cidade e teve a participação do alto poder judiciário goiano, do prefeito Geraldo Messias, vereadores da municipalidade e autoridades locais.
“É um momento importante. A cidade ganha muito com essas duas novas varas criminais. É mais uma conquista”, disse o prefeito. Para ele, a implantação das mesmas vai representar dar respostas rápidas à sociedade sobre crimes ocorridos no município. Conforme o juiz Luiz Flávio Navarro, diretor do Fórum de Águas Lindas, a cidade estava precisando urgentemente de que o judiciário local fosse aumentando. Hoje, em uma casa em que só existem três juízes, 26 mil processos tramitam. “Com as duas novas varas e a entrada de mais dois juízes, vamos ter uma melhora considerável no andamento dos autos”, garantiu.
Para que Águas Lindas fosse contemplada com a extensão da representatividade judiciária, o TJGO considerou, principalmente, conforme Vitor Lenza, além de várias observações técnicas, os altos índices de criminalidade na região, levantados junto à SSP/GO. “A cidade precisava urgentemente dessas duas varas. O índice de violência na cidade é muito grande e o judiciário tem que acompanhar as necessidades da sociedade”, ressaltou.
A notícia foi também celebrada pelo Secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado de Mendonça Neto. Para ele, as varas que ora estão sendo implantadas fecham um ciclo que, aos olhos da segurança pública, é de fundamental importância. “Delegado, promotor e juiz para determinar as sentenças é uma combinação perfeita”, destacou. Segundo ele, em Águas Lindas existem cerca de seis mil mandados de prisão expedidos e o recolhimento ao cárcere de criminosos ainda é a forma mais segura de proteção da sociedade. Águas Lindas é o segundo município goiano em número de casos de latrocínios (roubo seguido de morte), o terceiro em quantidade de estupros e o quarto em roubo a estabelecimentos comerciais.
A implantação das duas varas criminais na cidade abre a lista de instalação de outras em comarcas do Entorno do DF. No total serão oito novas unidades, criadas por lei estadual. Cristalina, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto também serão beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também