domingo

Homenagem a PMs Esforço e dedicação reconhecidos

Prefeito Geraldo Messias entregou homenagem ao Cel Biano. (Foto Beto Castanheiro)
*Afrânio Pedreira

A manhã de sexta-feira, 27,01, foi de reconhecimento profissional para mais de 100 policiais militares com lotações no 13º Comando Regional da Polícia Militar (CPRM), 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e 35º Comando Independente da Polícia Militar (CIPM) que se destacaram em 2011, nos âmbitos operacional e administrativo. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no auditório do Tribunal de Júri do Fórum de Águas Lindas e teve as presenças do prefeito Geraldo Messias; da primeira dama Luzia de Fátima; do comandante do 13º CPRM, ten. cel. Alexandre Freitas Elias; deputado estadual Hildo do Candango; o juiz Guilherme Sarri Carreiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Rogemberg da Silva e outras autoridades municipais.
A militar Edna recebe homenagem das mãos da primeira dama Luzia de Fátima e Geraldo Messias. (Foto Beto Castanheiro)

Como a cerimônia requeria, o hino nacional brasileiro foi executado e acompanhado solenemente por todos. Os agraciados, inclusive os que passaram para a reserva remunerada e familiares de policiais que morreram, não no exercício da profissão, mas por doenças psicossociais provocadas em decorrência das atividades, receberam das mãos das autoridades que compuseram a mesa seus honrosos certificados e posaram para fotos.
Homenagem póstuma aos familiares do Cabo Mota. (Beto Castanheiro)
“É uma profissão que, muitas vezes é incompreendida e até criticada, mas que merece ser reverenciada. Todos estão de parabéns”, disse o Cel. Elias. Ao todo foram homenageados 17 profissionais do 13º CRPM; 27 do 17º BPM; 27 do 35º CIPM; sete homenagens especiais, sendo quatro para policiais que foram para a reserva e três póstumas, a familiares de PMs falecidos. “Para mim é muito importante ter sido reconhecido. Representa a compensação de todo o meu esforço”, contou o soldado Silvério Gonçalves, 42 anos que passou para a reserva há quatro meses, depois de 17 anos de efetivo exercício na polícia.   
Prefeito Geraldo Messias entregando homenagem ao cabo Ronaldo. (Beto Castanheiro)
“Toda a corporação está de parabéns por defender tão bem a ordem da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Geraldo Messias. Segundo ele, o parabéns à categoria é devido, não só à vocação que todo policial deve ter para exercer a profissão, mas pela atos de bravura em defender a população tão bem.  Embora todas as atividades desenvolvidas pelos policiais tenham sido levadas em contas, conforme o Ten.Cel Elias pesaram mais no processo de escolha dos homenageados os números de prisões em flagrante delito; de armas apreendidas e capturas de foragidos e de pessoas.
Os homeageados receberam as condecorações com alegria. (Foto Beto Castanheiro)
O ponto alto da cerimônia foi a leitura da carta “Enquanto todos dormem”, escrita meses antes pelo soldado Alex Oliveira Susart, morto em 21 de janeiro deste ano aos 31 anos de idade, na cidade de Pocunem, no estado do Mato Grosso do Sul, feita pelo Cel. Elias. Nela, o soldado confidenciou: “enquanto todos dormem, estou em lugares que alguém nunca pensou em ir” e “enquanto todos dormem, estou com medo de morrer, mas defendendo a segurança pública...”. E a carta, ele finalmente dedica: “a todos os policiais que, como eu, só querem voltar vivos para casa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também