segunda-feira

Academia de Letras empossa nova diretoria em Águas Lindas de Goiás

LITERATURA

Academia de Letras empossa nova diretoria em Águas Lindas de Goiás

O movimento literário reúne nomes importantes em seu quadro de imortais e contribui na formação da identidade cultural do município. A inciativa tem o apoio da sociedade e dos segmentos públicos e privados

Alberto Pessoa
Em noite de gala foi empossada nessa sexta-feira (31) a nova diretoria da Academiia Aguaslindense de Letras (Aletras) aconteceu no plenário da Câmara Municipal, onde novos membros da instituição foram empossados no cargo. Contou com as presenças do prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango do senador Hélio José-DF, do deputado estadual de Goiás Carlos Antônio, do deputado distrital Raimundo Ribeiro, do presidente do legislativo local vereador Rogemberg Barbosa, acadêmicos, familiares e representantes da sociedade organizada.
No decorrer dos trabalhos foi empossado o novo presidente de Aletras, o escritor Filemon Felix, que substituiu o escritor Rômulo Victor, para o quadriênio 2017 a 2020 e também a Posse de novos Acadêmicos Titulares das 40 cadeiras, eleitos para a Academia, Abílio Wolney Aires Neto (Cadeira 07)- Patrono: Abílio Wolney Aires; Dérix Reis (Cadeira 8) - Patrono: Érico Veríssimo; Luh Veiga (Cadeira 25) - Patrono: Ariano Suassuna e Carlos Máximo (Cadeira 40) - Patrono: Castro Alves.
Os oradores foram bastante aplaudidos por todos e cujas mensagens enriqueciam a literatura como uma forma de conhecimento indispensável para a  humanidade.
O movimento literário reúne nomes importantes em seu quadro de imortais e contribui na formação da identidade cultural do município e tem o apoio da sociedade civil organizada e dos segmentos públicos e privados.
A Academia Aguaslindense de Letras, também chamada de Aletras, foi criada em 23 de dezembro de 2012 é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. De acordo com seu estatuto Aletras está inserida no contexto literário e sociocultural de Águas Lindas de Goiás, Distrito Federal e nos demais Estados da Federação.
Com sede na Área Institucional AI-01 Sala-02 - Mansões Odisseias, a Academia desenvolve atividades culturais e literárias, se consolidando como referência na constituição da identidade do município. Os nomes de intelectuais locais e outros que contribuem para a literatura e as artes estão inseridos em Aletras.
Segundo o Escritor Rômulo Victor “na condição de entidade civil sua missão é atuar solidária e efetivamente em integração e interação social, para a promoção, o desenvolvimento e a preservação da cultura e da cidadania, por meio da expressão da arte literária, linguagens afins e do exercício da língua portuguesa, como principal instrumento de comunicação, promoção do saber, comprometida com o civismo e a qualidade da vida na comunidade. ”
Rômulo enfatiza que a instituição tem finalidade entre outras de criar, executar, produzir, assessorar projetos na área social, educacional, artística, cultural e todas as suas formas de manifestação, comunicação social ambiental, saúde, turismo e esporte relacionados com ações preventivas e educativas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.
E ainda de manter e instituir o exercício da literatura portuguesa e linguagens afins, incentivando todas as formas, gêneros e estilos literários, bem como a edição de criações literárias: livros de uma maneira geral, revistas, jornais, mídias e venda de publicidade.
“Elaborar, acompanhar e administrar projetos e programas junto ou em conjunto com organizações nacionais e internacionais, públicas ou privadas, junto a órgãos dos Governos Federal, Estaduais, Municipais e Distrital, com relação a sua implementação e gerenciamento, organização administrativa financeira e contábil, além de realizar a captação financeira necessária para implementação e manutenção de projetos e programas que porventura venham ser realizados pela Instituição fazem parte de nossos objetivos”, acrescenta Rômulo.
HOMENAGENS
Com 40 Cadeiras que prestigiam como Patrono os escritores brasileiros a Aletras estimula a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns para prevenção e diminuição da violência entre a comunidade, dando ênfase a questão do envolvimento do jovem na criminalidade, utilizando métodos psicossociais, pedagógicos, esportivos, culturais e outros disponíveis que evitem que entrem ou os retirem do meio marginal se lá já se encontrarem.
O estatuto social da Aletras foi elaborado de acordo com a lei 9.790/1999, para que de imediato a entidade pudesse enquadrar -se como OSCIP, junto ao Ministério da Justiça. Rômulo já adquiriu alguns móveis para a Academia e já recebeu oferta de espaço para funcionar na Biblioteca Municipal Cora Coralina e na Secretaria de Cultura de Águas Lindas.

SERVIÇO

NOVA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL

PROFESSOR FILEMON FÉLIX DE MORAES - Presidente;
SABRINA DE ALMEIDA - Vice- Presidente;
HEROTÍLDES MILHOMEM - Secretária;
RÔMULO VÍCTOR - Segundo Secretário;
PEDRO GOMES - Tesoureiro;
HÉZIO TEIXEIRA - Segundo Tesoureiro;
ISMAR LEMES DE ABREU - Relações Públicas
JÚNIOR MARQUES - Marketing e Publicidade

CONSELHO FISCAL:

MAJOR SAINT JUST - Presidente
PROFESSOR ANTÔNIO VANDERLEY - Secretário
GEGÊ BRASIL
JOSÉ LOPES
ANDRÉ ROCHA
VÂNIA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também