.

.

Hora Certa pra você

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Fórum vai debater os direitos da mulher por meio de políticas especiais



A realização do 1º Fórum de Discussão de “Políticas Voltadas às Mulheres”, que será realizado nos dias 6 e 7 de junho, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), faz parte da programação da Semana Legislativa da Mulher, instituída por meio de proposição de autoria da Procuradora Especial da Mulher, deputada Celina Leão.

Os trabalhos começam às 13h30 e prosseguem até as 17h, com painéis que envolvem leis, saúde e políticas. Na abertura, no dia 6, haverá apresentação de balé do projeto social Dançar é Arte e descerramento da placa da Procuradoria Especial da Mulher. Depois, haverá conferências proferidas pela Secretária Nacional e Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal, a socióloga Fátima Pelaes, que tratará de diagnósticos, desafios e propostas à frente da Secretaria.

Em seguida virá o Juiz de Direito da Vara da Violência contra a Mulher do Distrito Federal e idealizador do Centro Judiciário da Mulher, doutor Bem-Hur Viza, que discorrerá sobre “Os direitos das mulheres – na perspectiva dos novos tempos”.
A deputada federal Mariana Carvalho, Segunda Secretária da Câmara dos Deputados, que é médica e bacharel em Direito, vai abordar sobre o Projeto de Lei 3.169/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde para as Mulheres com câncer de mama metastático.

Depois desses temas, às 16h, a Procuradora Especial da Mulher, deputada Celina Leão, fará explanação dos Projetos de Lei da CLDF voltados às mulheres. Para encerrar os trabalhos do dia, a Coordenadora Nacional de Mulheres do PPS, Tereza Vitale, vai falar sobre “A inserção da Mulher na Política”.

Para o segundo painel, no dia 7, será realizada conferência do médico Paulo Guimarães, especialista em ginecologista, obstetrícia e endoscopia ginecológica. Ele é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Histeroscopia. O doutor Paulo Guimarães falará sobre “Sexualidade, mitos, múltiplas faces da virgindade e o controle do câncer no colo do útero/HPV.

A segunda conferência será da psicóloga comportamental Andrea Chaves, que tratará da “A autoestima feminina: autora ou coadjuvante de sua história”. A psicóloga é especialista em Terapia Focada na Solução Terapia de Casal, Aconselhamento Psicológico, Manejo Terapêutico de Pessoas com Deficiência e Emergências Psicológicas.

A conferência sob o tema “Políticas Públicas governamentais para a mulher” ficará a cargo da advogada Lúcia Bessa, Coordenadora dos Movimentos Sociais da União Brasileira da Mulher, Presidente da Comissão de Combate a Violência Familiar da OAB-DF.

A advogada Cristina Alves Tubino, mestre e pós-graduada em Direito Penal, e Presidente da a Comissão da Mulher Advogada da OAB-DF trará o tema “O trabalho interdisciplinar com mulheres da Melhor idade em situação de violência doméstica e familiar”, que fechará o ciclo de conferências.

Os trabalhos prosseguem com apresentação cultural e outras atividades como aferição da pressão arterial e de glicemia e orientação sobre cuidados estéticos.

Para a deputada Celina Leão, o objetivo deste fórum é colocar a Câmara Legislativa  do DF integralmente no debate de políticas voltadas para a mulher. “E na luta pela construção de uma sociedade em que as mulheres sejam respeitadas, com seus direitos preservados e garantidos. Essa é a missão da Procuradoria Especial da Mulher: é a defesa da igualdade plena e o enfrentamento da violência contra as mulheres”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também