quinta-feira

      Escola Municipal Nilzon Periquito realiza Feira de Ciências e apresenta peças do Museu de animais do Zoológico de Brasília
Na última sexta-feira (29), a Escola Municipal Nilzon Periquito, localizada no setor Mansões Olinda, realizou a sua Feira de Ciências, em que os alunos de todas as séries abordaram o tema de sustentabilidade. O projeto foi iniciado em fevereiro, com uma intensa troca de experiências entre alunos, escola e comunidade.
O secretário de Educação, Deusimar Macedo, enalteceu a iniciativa da equipe que compõe a escola por promover o projeto de sustentabilidade. “Estamos orientando e incentivando todas as escolas que compõem a nossa rede a promover a integração do conhecimento com a parte lúdica. Nossos alunos estão assimilando bem as informações repassadas”, disse o secretário.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, professora Thais Nunes, “os alunos foram instigados a promover a sustentabilidade na Feira de Ciências e apresentaram os projetos que eles desenvolveram com suas professoras abordando os cincos R’s da sustentabilidade que são: Repensar - Antes de efetuar qualquer compra reflita se é realmente necessária tal aquisição, se você não está comprando por impulso, talvez você até consiga reaproveitar algo que já possui. Avalie quais os danos este produto causa ao meio ambiente ou à sua saúde; Recusar - Recuse produtos que vem em embalagens de plástico, prefira as recicláveis, como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente; Reduzir - Reduza seu consumo, o barato às vezes sai caro, por isso adquira produtos de qualidade e com maior durabilidade. Desta forma, além de ter uma economia, você reduz o seu lixo; Reutilizar - Dê uma nova vida para materiais que já foram utilizados. Doe roupas que você não usa mais, conserte o que estiver quebrado como eletrodomésticos e móveis. Use sua criatividade. Resíduos de plásticos, papéis, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato virando lindas peças de decoração; e Reciclar - fazendo a coleta seletiva na sua casa, seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar, você economiza energia, preserva os recursos naturais, contribui para a redução da poluição e prolonga a vida útil dos aterros sanitários. Os nossos alunos assimilaram muito bem, trazendo até receitas de casa”, disse Thais Nunes.

A Feira de Ciências contou com o reforço do Museu de animais do cerrado empalhados do Zoológico de Brasília, que pela primeira vez participa de uma ação deste tipo no município de Águas Lindas. A iniciativa deixou crianças e adultos encantados com as peças exibidas, despertando a consciência da necessidade de preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também