A notícia em primeira mão: Durante Balanço de Governo, prefeito diz que obras do Hospital Regional serão retomadas em setembro

terça-feira, 13 de julho de 2021

Durante Balanço de Governo, prefeito diz que obras do Hospital Regional serão retomadas em setembro

 

Na edição desta semana o programa Balanço de Governo, transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, o prefeito, Dr. Lucas Antonietti, lembrou que a visita do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), ao município, na última segunda-feira (12/7), marca um novo momento para a cidade que deverá ser marcado pela retomada das obras do Hospital Regional, previstas para o início de setembro.

“O governador se comprometeu e disse que é questão de honra ele entregar esse hospital funcionando até o no próximo ano. Isso significa que na primeira semana de setembro nós vamos iniciar a retomada das obras desse hospital. Ele será entregue em 10 meses. Estou extremamente esperançoso”, disse o prefeito.

Ao seu lado, o vice-prefeito, Jorge Amaro, agradeceu a disposição do governador – que também garantiu o funcionamento do Instituto Médico Legal (IML) para este segundo semestre e uma Companhia Especializada da Polícia Militar – e lembrou que “todos nós esperamos há mais de 15 anos, que é ver esse hospital funcionando e atendendo a nossa população”.

Covid-19

O prefeito abriu o Balanço com relatos de que 75 mil pessoas já foram imunizadas pela Secretaria de Saúde local até o momento. Ele disse ainda que a partir do próximo período, a determinação é reduzir a faixa etária conforme o recebimento dos lotes de vacinas. Atualmente, o município imuniza pessoas com 38 anos.

Ele fez questão de ressaltar que Águas Lindas é o único município na região do Entorno do DF que tem pontos de vacinação 24h. Conforme lembrou Antonietti, tanto a Policlínica quanto o drive-thru do CCI estão funcionando nesta modalidade.

“Nós somos a única cidade do Entorno de Brasília e do estado de Goiás que tem duas unidades com atendimento 24h para vacinação. Quanto mais rápido nós avançarmos, maiores são as chances de nós combatermos essa pandemia”, afirma o prefeito.

Antonietti também destacou que será publicado, nesta esta sexta-feira (16/7), o decreto que permite que casas noturnas, bares e restaurantes funcionem até 1h – atualmente as atividades precisam ser encerradas às 0h. Também deverá ser permitida a realização de eventos com capacidade máxima para 100 pessoas.

“Graças a Deus não temos tido nenhum óbito na nossa cidade, por isso estamos podendo flexibilizar mais. Mas é importante não se esquecer de que é preciso manter as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento”, observou Jorge Amaro.

Os gestores também informaram que a falta de vacina para crianças tem ocorrido em razão do baixo repasse de imunizantes por parte do governo estadual, que por sua vez recebe as doses do Ministério da Saúde. As doses utilizadas em Águas Lindas, antes, passa pelo Centro de Distribuição Regional que fica em Luziânia.

“O quantitativo de doses que vem para a nossa cidade é insuficiente à nossa demanda. Nós já fizemos o requerimento à Regional de Distribuição dessas vacinas, estamos cobrando toda semana. Nós vamos começar a remanejar vacinas para onde tem mais procura”, disse Antonietti.

Infraestrutura

Em determinado momento, o prefeito disse que a implantação de usina de oxigênio no Hospital Municipal Bom Jesus está em fase final e deve entrar em funcionamento no início de agosto. A usina de oxigênio, que é fruto de uma doação do Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO), deverá abastecer  toda rede de saúde municipal, e poderá fornecer o excedente para outras cidades vizinhas.

“Todo oxigênio será canalizado até às enfermarias, os leitos cirúrgicos, então, a nossa projeção é que na primeira semana de agosto a gente consiga colocar essa usina em operação”, explicou Antonietti.

Outro anúncio feito a respeito da reforma do Hospital Bom Jesus que, segundo o prefeito, deverá ser iniciada nas próximas semanas. “Vamos entregar um hospital novo para a cidade, com centro cirúrgico funcionando, para que a gente possa iniciar mais uma promessa de campanha nossa, que foi a de colocar o centro cirúrgico do para funcionar”, garantiu.

O espaço cirúrgico, como ressaltou Antonietti, permitirá que pequenas cirurgias, que hoje geralmente são feitas em Goiânia, como cirurgia de vesícula, hérnia, varizes, histerectomia e outras poderão ser realizadas no Bom Jesus. Após a reforma, o hospital terá espaço para implantação de 10 leitos de UTI.

Cultura

No sábado (10/7) passado foi inaugurada a Feira do Artesão. Localizada na Praça da Bíblia, o espaço foi idealizado pela atual gestão como forma de apoiar e promover a produção artesanal do município. A feira vai funcionar todos os sábados, das 16 às 22h.

“Nós precisamos dar oportunidade para que essas pessoas possam comercializar os produtos em nossa cidade. Onde tem uma área de alimentação, com comidas típicas também, enfim, todos estão convidados para visitar o espaço”, disse o prefeito, que esteve presente na inauguração acompanhado da primeira-dama Fernanda Antonietti.

Volta às aulas

Sobre o retorno das aulas na rede pública, que estão prevista para este segundo semestre, Antonietti antecipou que o estudo presencial só será feito depois que a cobertura vacinal contra a covid-19 estiver contemplando grande parte da população. “Existe um cronograma. A previsão do retorno é para o final o mês de agosto, mas vai depender de avançarmos na vacinação, vai depender também da reforma das 40 escolas que serão iniciadas, então, nós vamos avaliar isso tudo”, afirmou.

Ele também falou sobre a convocação de 120 professores e demais servidores para rede municipal referente ao último concurso realizado, conforme orientava uma decisão judicial.

Moradia popular

Em resposta a uma pergunta dos internautas que acompanhavam o Balaço de Governo, o prefeito anunciou que Águas Lindas será contemplada com o primeiro lote do programa de moradia popular da Agência Goiana de Habitação (Agehab) que irá destinar 70 casas, de forma totalmente gratuita, para a população, que será beneficiada mediante sorteios que serão feitas pela Prefeitura.

“Já definimos a área, entregamos a documentação, e o governador disse que já vai iniciar a construtora que será responsável por construir casas populares na nossa cidade”, lembrou Antonietti.

Em breve também será feita a entrega dos cheques moradia, no valor de R$ 20 mil, para famílias de baixa renda que pretendam utilizar esse valor na reforma de suas residências.

Pavimentação asfáltica e iluminação

Também em resposta a pergunta de uma moradora, Antonietti falou sobre a pavimentação de vias em alguns bairros, como os setores 11, 12 e 16, o Sol Nascente, Recreio da Barragem, Bela Vista, Solar e Laranjeiras que, segundo ele, precisam receber uma infraestrutura completa e que para isso é preciso levantar recursos junto aos governos e parlamentares.

“Esses bairros requer uma infraestrutura mais pesada e isso é muito caro. Nós não temos recursos próprios para executar. Então, o que nós estamos fazendo nesses seis primeiros meses? Fomos atrás de deputados, fomos atrás de senadores, para que possamos adquirir recursos para começar essas obras”, explico o prefeito.

O vice-prefeito Jorge Amaro salientou que a revitalização das vias desses bairros exige um planejamento urbano mais elaborado. “As obras precisam ser feitas de forma completa, precisamos fazer o asfalto e o sistema de drenagem de água, senão é dinheiro jogado fora. Por isso, estamos buscando apoio junto aos governos para conseguirmos fazer uma obra que de fato atenda às necessidades da população”, ressaltou Amaro.

“Nós vamos trabalhar os próximos três anos e meio agora para executar essas obras”, garantiu o prefeito.

Conforme ponderou os gestores, é preciso que a população compreenda que as ações, principalmente aquelas relacionadas à infraestrutura, ocorrerão de forma gradual.

Como exemplo, o Prefeito Dr. Lucas Antonietti comentou sobre a implantação de lâmpadas de LED nos postes de iluminação pública. Como ele disse, alguns bairros já foram contemplados, porém, outros ainda estão com as antigas luzes amarelas que serão substituída até o final de seu mandato.

“Nós vamos levar iluminação com lâmpadas de LED por toda a cidade. Recentemente, nós já fizemos uma troca em todo o bairro Jardim das Oliveiras, inclusive estivemos divulgando, então, a nossa ideia é levar essa iluminação a todos os setores”, garantiu o prefeito.

Ele também complementou dizendo que sabe das “dificuldades”, mas esta buscando “soluções para que possamos entregar um governo e uma cidade melhor para todos”.

Jorge Amaro também se posicionou e disse que “o trabalho continua”. “Parabéns prefeito, parabéns a toda equipe de governo que tem colocado a mão na massa e tem trabalhado para uma cidade melhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também